Instituições de Longa Permanência para Idosos: possibilidades contemporâneas de moradia

Autores

  • Eliana Novaes Procopio de Araujo PUC-SP
  • Ruth Gelehrter da Costa Lopes PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2010v13iEspecial8p45-60

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência, Idosos, Projeto de Vida Institucional.

Resumo

O processo de envelhecimento populacional vem gerando novos desafios. O morar passa a ser um tema a ser debatido. A sobrecarga dos núcleos familiares encaminha para a necessidade de atendimento especializado nas Instituições de Longa Permanência a Idosos (ILPIs). O trabalho sobre a gestão de serviços psicogerontológicos em uma instituição objetivou a humanização no cuidado ao idoso, aos familiares e aos funcionários. A construção de um projeto de vida institucional contribui para a melhoria da qualidade de vida do idoso, do bem-estar da família e satisfação dos funcionários.

 

Biografia do Autor

Eliana Novaes Procopio de Araujo, PUC-SP

Graduação em Psicologia pela PUC-SP. Especialização em Gerontologia Social pelo Sedes Sapientae. Aprimoramento em Psicogerontologia pelo Cogeae/PUC-SP. Mestre em Gerontologia pela PUC-SP. Consultora em gestão de serviços psicogerontológicos em ILPI e Centro-Dia. Psicoterapeuta e Orientadora familiar.

 

Ruth Gelehrter da Costa Lopes, PUC-SP

Graduação em Psicologia pela PUC-SP. Especialização em Gerontologia Social pela Sedes Sapientiae; Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP. Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador-associado da PUC-SP, Docente, Pesquisadora e Orientadora do PEPG em Gerontologia/PUC-SP.

 

Downloads

Publicado

2010-11-30

Como Citar

Araujo, E. N. P. de, & Lopes, R. G. da C. (2010). Instituições de Longa Permanência para Idosos: possibilidades contemporâneas de moradia. Revista Kairós-Gerontologia, 13(Especial8), 45–60. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2010v13iEspecial8p45-60