Reflexões sobre os cuidados de enfermagem a idosos institucionalizados.

Autores

  • Jacqueline Targino Nunes Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Natal (RN).
  • Jarlene Targino Nunes Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Natal (RN).
  • Ana Caroline Viana Marinho Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Natal (RN).
  • Maria Neyrian de Fatima Fernandes Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p355-373

Palavras-chave:

Saúde, Idoso, Enfermagem geriátrica.

Resumo

Este estudo objetiva relatar experiências acadêmicas de alunos de graduação em enfermagem, vivenciadas durante o período de estágio, observando-se a assistência de enfermagem aos cuidados com 38 idosos residentes numa Instituição de Longa Permanência, localizada no município de Natal, estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no período entre 10 a 13 de outubro de 2013, possibilitado pelas aulas práticas de campo da disciplina “Enfermagem em Saúde do Idoso”, da grade curricular do curso de bacharelado em Enfermagem. A partir da observação empírica e do diálogo com funcionários da instituição e idosos residentes, foi possível identificar as dificuldades na assistência de enfermagem, as delimitações na estrutura física e, principalmente, as limitações na qualificação profissional de enfermagem, com vistas a oferecer uma assistência adequada aos idosos mesmo quanto às técnicas de cuidados básicos. Acredita-se que a implementação do conceito de cuidado holístico, e o desenvolvimento de práticas para além dos cuidados básicos, devam promover um melhor acolhimento a esses residentes, assim como ressignificar seu processo de envelhecimento e os cuidados em ILPI. Sendo assim, é imprescindível que o enfermeiro deva refletir, em práticas competentes e responsáveis, a essência de sua profissão, que é o cuidar.

 

Biografia do Autor

Jacqueline Targino Nunes, Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Natal (RN).

Graduanda em Enfermagem, Bacharelado, pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil.

 

Jarlene Targino Nunes, Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Natal (RN).

Graduanda em Enfermagem, Bacharelado, pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil.

 

Ana Caroline Viana Marinho, Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Natal (RN).

Graduanda em Enfermagem, Bacharelado, pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil.

 

Maria Neyrian de Fatima Fernandes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Enfermeira. Professora-Assistente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal (RN), Brasil.

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Nunes, J. T., Nunes, J. T., Marinho, A. C. V., & Fernandes, M. N. de F. (2014). Reflexões sobre os cuidados de enfermagem a idosos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 355–373. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p355-373

Edição

Seção

Relato de Experiência