Aspectos sociais relacionados ao tabagismo em idosos assistidos pelo Programa de Saúde da Família.

Autores

  • Claudia Kümpel Universidade Adventista de São Paulo.
  • Antonio Adolfo Mattos de Castro Universidade Federal do PAMPA.
  • Thais Regina Freitas Universidade Adventista de São Paulo.
  • Jonatas Silva Souza Programa de Saúde da Família da PMSP.
  • Elias Ferreira Porto Universidade Adventista de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p183-199

Palavras-chave:

Tabagismo, Idosos, Aspectos Sociais, Programa de Saúde da Família.

Resumo

O aumento do consumo do tabaco ocorreu no séc. XX, mais difundido nas décadas de 50-60, havendo, no Brasil, decréscimo do seu uso na década de 1990. O objetivo deste estudo é investigar os aspectos sociais relacionados ao uso do tabaco em idosos e avaliar os principais fatores sociais que levaram a este hábito. Incluídos neste estudo 160 indivíduos com 60 anos ou mais, divididos em dois grupos: não tabagistas (G1) (N=80) e tabagistas (G2) (N=80), estes com história de tabagismo superior a 20 maços/ano, e que não apresentavam demência ou condições que os impossibilitassem responder aos instrumentos de coleta de dados. Todos os participantes recebiam atendimento no Programa de Saúde da Família da região do Capão Redondo, cidade de São Paulo (SP), Brasil. A média da idade foi de 66,7+ 5,95 e 67+13 anos, e a idade mínima e máxima, de 60 e 80 anos, nos G1 e G2, respectivamente. A média de moradores por residência foi de 3,45 + 1,57 e 4,6 +2,1, nos G1 e G2, respectivamente. Havia mais idosos fumantes com menor acesso a recursos financeiros e à educação, sendo o risco para um indivíduo analfabeto se tornar fumante foi significantemente maior do que para aquele portador de curso superior, também foi visto que pais e amigos que fumam foram os fatores de risco significantemente mais fortes para que os idosos tivessem começado a fumar.  O tabagismo traz repercussão social importante sobre as famílias.

 

Biografia do Autor

Claudia Kümpel, Universidade Adventista de São Paulo.

Fisioterapeuta e Engenheira Civil. Mestre em Gerontologia (PUCSP). Professora de Geriatria e Gerontologia da Universidade Adventista de São Paulo.

 

Antonio Adolfo Mattos de Castro, Universidade Federal do PAMPA.

Fisioterapeuta, Mestre em Reabilitação Pulmonar e Doutor em Pneumologia (UNIFESP) professor de Fisioterapia em Pneumologia da Universidade Federal do PAMPA.

 

Thais Regina Freitas, Universidade Adventista de São Paulo.

Pesquisadora do Centro de Reabilitação em Geriatria da Universidade Adventista de São Paulo.

 

Jonatas Silva Souza, Programa de Saúde da Família da PMSP.

Fisioterapeuta e bacharel em Ciências da Computação, Mestre em Promoção da Saúde e Estilo de Vida (UNASP). Coordenador de Unidade do Programa de Saúde da Família da PMSP.

 

Elias Ferreira Porto, Universidade Adventista de São Paulo.

Fisioterapeuta com especialidade em Cardiologia (INCOR-USP), Mestre em Reabilitação Pulmonar e Doutor em Medicina Translacional (UNIFESP), Professor de Cardiologia do UNASP e Professor e Orientador do Mestrado em Promoção da Saúde e Estilo de Vida da Universidade Adventista de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Kümpel, C., Castro, A. A. M. de, Freitas, T. R., Souza, J. S., & Porto, E. F. (2014). Aspectos sociais relacionados ao tabagismo em idosos assistidos pelo Programa de Saúde da Família. Revista Kairós-Gerontologia, 17(3), 183–199. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p183-199

Edição

Seção

Artigos