A qualidade de vida dos idosos a partir da influência da religiosidade e da espiritualidade: cuidados prestados aos idosos institucionalizados em Caetité (BA)

Autores

  • Rosemeire Moreira de Oliveira Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF).
  • Vicente Paulo Alves Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p305-327

Palavras-chave:

Idosos institucionalizados, Cuidadores, Qualidade de Vida.

Resumo

Este artigo mostra como cuidadores de idosos de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) realizam o cuidado com o corpo, mente e espírito, e como isso afeta a qualidade de vida desses idosos. Enfatiza a importância de esses cuidadores necessitarem de uma melhor preparação para lidar e suprir as carências desses idosos, no sentido de oferecer cuidados que envolvam o corpo, a mente e o espírito. Utiliza a investigação observacional, com delineamento transversal, descritivo e abordagem quanti-qualitativa.


Biografia do Autor

Rosemeire Moreira de Oliveira, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF).

Enfermeira pela Faculdade Guanambi (BA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília.

 

Vicente Paulo Alves, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF).

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Diretor e professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado) da Universidade Católica de Brasília.

 

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Oliveira, R. M. de, & Alves, V. P. (2014). A qualidade de vida dos idosos a partir da influência da religiosidade e da espiritualidade: cuidados prestados aos idosos institucionalizados em Caetité (BA). Revista Kairós-Gerontologia, 17(3), 305–327. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p305-327

Edição

Seção

Artigos