Perfil de pessoas idosas com hipertensão arterial em um programa de atividade física com a família

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Camila Fabiana Rossi Squarcini Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Edelzito Bispo dos Santos Júnior UESB
  • Neuziele Miranda da Silva UESB
  • Adriana Santos UESB
  • Shaiane de Fátima Silva Pereira UESB
  • Fabiana Galvão Souza UESB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p57-75

Palavras-chave:

Pessoa idosa, Exercício físico, Saúde.

Resumo

Estudo de natureza quantitativa do tipo descritivo, cujo objetivo foi analisar o perfil socioeconômico e comportamental de idosos com hipertensão arterial, interessados em participar de um programa de atividade física regular com a família. Os resultados evidenciaram tratar-se de pessoas, em maioria, de classe C, que adotam comportamento fisicamente ativo às rotinas do que fazeres domiciliares no seu cotidiano. Dos achados, permite-se inferir que, para a promoção específica da saúde, mostra-se como necessária a prática de atividade física regular como um compromisso a somar-se às demandas domiciliares diárias à potencialidade da saúde.

 

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Enfermeira. Professora MS, Ph.D. em Enfermagem, Titular do Departamento de Saúde II/UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coordenadora do NIEFAM, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Camila Fabiana Rossi Squarcini, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Educadora Física. Professora Assistente do Departamento de Saúde II/UESB. Doutoranda em Educação Física pelo PPGEF da UFSC. Mestre em Ciências. Membro do NIEFAM. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.

Edelzito Bispo dos Santos Júnior, UESB

Graduado em Educação Física pela UESB. Ex-bolsista de Extensão do NIEFAM, voluntário do grupo Interdisciplinar de Estudo em Saúde e Sociedade.

 

Neuziele Miranda da Silva, UESB

Graduanda em Educação Física pela UESB. Ex-bolsista de extensão do NIEFAM, membro do grupo Interdisciplinar de Estudo em Saúde e Sociedade. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.

 

Adriana Santos, UESB

Graduanda em Educação Física pela UESB. Bolsista de Iniciação Científica UESB no NIEFAM, período jul/2014-ago/2015. Membro do grupo Interdisciplinar de Estudo em Saúde e Sociedade. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.

 

Shaiane de Fátima Silva Pereira, UESB

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica - FAPESB, período ago.2013-jul.2014. Membro do NIEFAM. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.

 

Fabiana Galvão Souza, UESB

 

Graduada em Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, período ago.2013-jul.2014. Membro voluntário do NIEFAM. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.

 

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Santana da Silva, L. W., Squarcini, C. F. R., Santos Júnior, E. B. dos, Miranda da Silva, N., Santos, A., Pereira, S. de F. S., & Souza, F. G. (2015). Perfil de pessoas idosas com hipertensão arterial em um programa de atividade física com a família. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 57–75. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p57-75

Edição

Seção

Artigos