Functional Movement Screen: avaliação da funcionalidade em idosas com incontinência urinária de esforço

Autores

  • Sinara Porolnik Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (RS), Brasil.
  • Melissa Medeiros Braz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Juliana Falcão Padilha Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (RS), Brasil.
  • Enio Júnior Seidel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (RS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p245-258

Palavras-chave:

Idosas, Incontinência urinária, Funcionalidade.

Resumo

Pesquisa do tipo observacional com 22 idosas (14 com incontinência urinária de esforço e oito continentes), com o objetivo de comparar a funcionalidade de idosas com e sem incontinência urinária, por meio da Functional Movement Screen (FMS). Observou-se que não houve diferença significativa da funcionalidade entre os grupos. Ambos apresentaram baixos escores, que podem ser atribuídos ao processo de envelhecimento, devido à perda natural da força, flexibilidade e equilíbrio.

 

Biografia do Autor

Sinara Porolnik, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (RS), Brasil.

Especialista em Reabilitação Físico-Motora pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (RS), Brasil.

 

Melissa Medeiros Braz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas - Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Juliana Falcão Padilha, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (RS), Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis (SC). Especialista em Reabilitação Físico-Motora e Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (RS), Brasil.

 

Enio Júnior Seidel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (RS), Brasil.

Docente do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (RS), Brasil. Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

 

 

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

Porolnik, S., Braz, M. M., Padilha, J. F., & Seidel, E. J. (2015). Functional Movement Screen: avaliação da funcionalidade em idosas com incontinência urinária de esforço. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 245–258. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p245-258

Edição

Seção

Artigos