A VELHICE NÃO CONTEMPLADA: INVISIBILIDADE DAS DEMANDAS SOCIAIS DA PESSOA IDOSA EM FERNANDO DE NORONHA - NORDESTE DO BRASIL

Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva, Eduardo Maia Freese de Carvalho, Carlos Feitosa Luna

Resumo


O objetivo geral deste trabalho é apresentar informações epidemiológicas e reflexões sobre os padrões e as desigualdades no processo de envelhecimento. Os resultados da pesquisa sobre o perfil socioeconômico e epidemiológico da população idosa do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (DEFN), PE, e uma leitura crítica analisando o IDH, a prevalência de déficit cognitivo, as taxas de envelhecimento e as condições de vida encontradas na ilha reforçam o tom de invisibilidade e negligência das demandas sociais do segmento mais velho da população no conteúdo das políticas públicas do país.
Palavras-chave: processo de envelhecimento; desigualdade social; saúde do idoso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2007v10i2p%25p

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.