A Aposentadoria no Contexto das Transformações das Condições de Trabalho

Autores

  • Noêmia Lazzareschi PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p29-56

Palavras-chave:

Novas relações de trabalho, Processos de flexibilização, Desregulamentação e precarização das relações de trabalho, Aposentadoria, Projeto de reforma da aposentadoria.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivos: (i) apresentar as relações de trabalho que surgiram do processo de flexibilização dos mercados de trabalho na década de 90 e a distinção entre os processos de flexibilização, desregulamentação e precarização das relações de trabalho, compreendidas pela grande maioria dos autores como parte das reformas neoliberais das últimas décadas do século passado. Essa distinção é necessária porque, no Brasil, as relações de trabalho são rigidamente regulamentadas desde a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho em 1943 e sempre foram muito precárias; (ii) apresentar as reformas da Previdência Social empreendidas pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e o novo projeto de reforma e suas consequências sobre o cálculo do valor da aposentadoria, no contexto das transformações das condições de trabalho que flexibilizaram as relações de trabalho.

 

Biografia do Autor

Noêmia Lazzareschi, PUC-SP

Assistente-Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (1995). Mestrado em Sciences Sociales du Travail pela Université Catholique de Louvain (1971). Membro de corpo editorial da Revista Eletrônica Jurídica, da Estratégica (FAAP) e da Cadernos de Campo (UNESP). Experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho. Atuando principalmente nos seguintes temas: Automação, Novas qualificações profissionais, Nova classe operária.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Lazzareschi, N. (2015). A Aposentadoria no Contexto das Transformações das Condições de Trabalho. Revista Kairós-Gerontologia, 18(3), 29–56. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p29-56

Edição

Seção

Artigos