GERONTOLOGIA: ESTADO DA ARTE

Vera M.A.Tordino Brandão, Elisabeth F. Mercadante, Suzana A. R. Medeiros, Flamínia M.M. Lodovici, Maria Helena Villas Bôas Concone, Ruth Gelehrter da Costa Lopes, Beltrina Côrte, Nadia Dumara Ruiz Silveira

Resumo


O Programa de Gerontologia da PUC desenvolve pesquisas focando o ser na perspectiva do envelhecimento. As atividades são interdisciplinares e reúnem docentes, alunos e ex-alunos. Nesta mesa redonda apresentamos um panorama sobre estes estudos. Na área da educação e comunicação o foco está centrado na longevidade e na preparação e representação social da velhice. São ressaltadas como temáticas: a formação continuada de profissionais e pesquisadores; o significado da religiosidade/espiritualidade ao longo da trajetória, e sua repercussão na qualidade de vida do idoso; os programas sócio-educacionais para idosos e concepções sobre educação; o monitoramento da mídia na cobertura da crescente longevidade e seus impactos. Em identidade e modos de morar reflete-se sobre soluções planejadas e sua adequação para a inclusão do envelhecimento populacional como questão fundamental, que implica a elaboração de novas políticas, investigações e, especialmente, apresenta-se como questão a ser analisada, refletida e vivenciada pela sociedade em geral. Quanto à saúde, o Programa desenvolve várias pesquisas numa abordagem interdisciplinar tendo como objetos de estudo: a terapia assistida com animais direcionada a idosos com diagnóstico de Alzheimer; o acompanhamento terapêutico e o atendimento psicoterapêutico em grupo, a aplicação da técnica de Calatonia em idosos moradores de ILPI, além da investigação sobre impasses clínicos no idoso frágil.
Palavras-chave: gerontologia, longevidade, envelhecimento

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.