NOVAS TECNOLOGIAS NO ENVELHECIMENTO

Rosa Maria Farah, Regina Pilar G. Arantes, Fábio Luís Pires Batista, Ruth Gelehrter da Costa Lopes, Flamínia Manzano Moreira Lodovici

Resumo


O Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/PUC-SP desenvolve pesquisas em diversificadas linhas algumas das quais têm em comum o acolhimento à questão das novas tecnologias no envelhecimento. São investigações de caráter interdisciplinar que envolvem docentes-pesquisadores, orientandos de mestrado e de iniciação científica. Na área da educação a distância, a PUC-SP inaugura um trabalho em que o idoso interessado em avançar em seus conhecimentos é recebido em um ambiente virtual de aprendizagem, em que pode participar de cursos avançados de aquisição de novas linguagens e de navegação na Internet, cujas consequências são o investimento em uma via mais digna para o envelhecer no sentido de esse idoso sentir-se um ser ligado aos novos tempos em que a interatividade digital traz-lhe possibilidades ilimitadas de contatos com o outro, com o mundo enfim. A pesquisa sobre a inclusão cibersocial do idoso mostra o que significa colocar o idoso em contato com a Internet, quando este recebe, por meio das redes sociais, ofertas de várias ordens, e equipamentos que contornam limitações de ordem física ou motora. Além disso, o registro digital da memória do idoso, de sua história e referências também podem constituir conteudos preciosos para pesquisas. A relação do idoso com a informática pode situá-lo como um ator, produtor e reprodutor no ciberespaço. Isso significa que as vantagens do uso do computador fazem o idoso ganhar novo sentido na vida, na medida em que pode assim preencher o vazio causado pelas perdas que lhe vão ocorrendo, possibilitando que ele redimensione seu olhar para o presente e futuro.
Palavras-chave: o sujeito-idoso nas novas tecnologias; novas tecnologias e envelhecimento; o idoso na educação a distância; internet na velhice.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.