Relações intergeracionais mediadas pelas tecnologias digitais

Autores

  • Daniel Gustavo Carleto Terapia Ocupacional. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Programa de Pós-Graduação Interunidades em BioEngenharia.
  • Carla da Silva Santana Terapia Ocupacional. Medicina de Ribeirão Preto da USP. Programa de Pós-Graduação Interunidades em BioEngenharia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p73-91

Palavras-chave:

Celular, Relações Intergeracionais, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm rompido barreiras geográficas, diminuído distâncias e facilitado a circulação da informação. Este estudo quali-quantitativo investiga a influência das TIC nas relações familiares de idosos, identificando aspectos de usabilidade e percepção sobre a comunicação mediada pela tecnologia. A pesquisa envolveu 160 pessoas (idosos e familiares) e os resultados apontam para a percepção de que as tecnologias digitais facilitam o contato frequente, suprem a ausência física, mas requerem habilidades cognitivas para o manejo destes equipamentos.

Palavras-chave: Celular; Relações Intergeracionais; Tecnologias de Informação e Comunicação.

Biografia do Autor

Daniel Gustavo Carleto, Terapia Ocupacional. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Programa de Pós-Graduação Interunidades em BioEngenharia.

Daniel Gustavo Carleto - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia EESC/FMRP/IQSC-USP.

Carla da Silva Santana, Terapia Ocupacional. Medicina de Ribeirão Preto da USP. Programa de Pós-Graduação Interunidades em BioEngenharia.

Carla da Silva Santana – Docente, Pesquisadora, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Programa de Pós-Graduação Interunidades em BioEngenharia.

E-mail: carla.santana@fmrp.usp.br

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Carleto, D. G., & Santana, C. da S. (2017). Relações intergeracionais mediadas pelas tecnologias digitais. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 73–91. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p73-91

Edição

Seção

Artigos