Fatores de risco associados a quedas em um grupo de idosos vinculados a um plano de saúde

Autores

  • Maria Elisa Gonzalez Manso Medicina. Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social. Docente e orientadora docente da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.
  • Daniela Lima de Souza Medicina, Geriatria. Professora do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.
  • Claudia Cristina Gomes Teixeira Enfermagem. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.
  • Diego Ferreira Leis Fisioterapia. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.
  • Carolina Duz Malaman Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.
  • Daniela de Almeida Carvalho Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p131-147

Palavras-chave:

Idosos, Acidentes por queda, Assistência a Idosos.

Resumo

Esta pesquisa analisa a presença de fatores de risco para quedas em 361 idosos vinculados a um plano de saúde na cidade de São Paulo, SP, estado de São Paulo, Brasil. Os idosos foram divididos em dois grupos: os que nunca apresentaram quedas e os que já haviam caído pelo menos uma vez no último ano. Quando comparados estes dois grupos, apresentaram maior risco os idosos do sexo feminino, viúvos, com dificuldade moderada a grave no Teste Timed Up and Go, com baixa acuidade visual, que fazem uso de medicamentos psicoativos, e com maior idade.

 

Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Medicina. Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social. Docente e orientadora docente da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Médica. Pós-Doutoranda e Mestre em Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social, PUC-SP. Doutora em Ciências Sociais, PUC-SP. Pesquisadora do Grupo CNPq-PUC-SP “Saúde, Cultura e Envelhecimento”. Professora e orientadora docente da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

 

Daniela Lima de Souza, Medicina, Geriatria. Professora do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Médica. Especialista em Geriatria. Professora do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Claudia Cristina Gomes Teixeira, Enfermagem. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Enfermeira. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Diego Ferreira Leis, Fisioterapia. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Fisioterapeuta. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Carolina Duz Malaman, Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Daniela de Almeida Carvalho, Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Manso, M. E. G., Souza, D. L. de, Teixeira, C. C. G., Leis, D. F., Malaman, C. D., & Carvalho, D. de A. (2017). Fatores de risco associados a quedas em um grupo de idosos vinculados a um plano de saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 131–147. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p131-147

Edição

Seção

Artigos