Avaliação Multidimensional do Idoso: resultados em um grupo de indivíduos vinculados a uma operadora de planos de saúde

Autores

  • Maria Elisa Gonzalez Manso Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Gerontologia Social. Pós-doutoranda em Gerontologia, com concentração em Gerontologia Social. Médica e bacharel em Direito. Professora convidada, COGEAE. Pesquisadora grupo CNPq-PUC-SP Saúde, Cultura e Envelhecimento. Atua no Centro Universitário São Camilo, São Paulo, SP.
  • Andreia Veloso Osti Enfermeira. Mestranda em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social PUC-SP. Atua na empresa
  • Nelio Fernandes Borrozino Enfermeiro. Mestrando em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social PUC-SP. Atua na empresa Informar Saúde Teleorientações.
  • Leandro Tadeu Prazeres Maresti Enfermeiro. Tem experiência com ênfase em Prevenção, Promoção da Saúde. Atua na empresa Informar Saúde Teleorientações.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p191-211

Palavras-chave:

Avaliação Geriátrica Global, Saúde da Pessoa Idosa, Serviços de Saúde para Idosos.

Resumo

O sistema de saúde deve ser capaz de identificar idosos com maiores necessidades de atenção, a fim de postergar ao máximo a perda da capacidade funcional. Esta pesquisa descreve os achados obtidos pela aplicação da Avaliação Multidimensional do Idoso a um grupo de pessoas acima de 65 anos vinculadas a um plano de saúde, moradoras na cidade de São Paulo, SP. O grupo pesquisado apresenta média de idade elevada, predomínio de mulheres e agravos que ocasionam comprometimento importante da capacidade funcional de seus membros.

 

Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Gerontologia Social. Pós-doutoranda em Gerontologia, com concentração em Gerontologia Social. Médica e bacharel em Direito. Professora convidada, COGEAE. Pesquisadora grupo CNPq-PUC-SP Saúde, Cultura e Envelhecimento. Atua no Centro Universitário São Camilo, São Paulo, SP.

Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Gerontologia Social. Pós-doutoranda em Gerontologia, com concentração em Gerontologia Social. Médica e bacharel em Direito. Professora convidada, COGEAE. Pesquisadora grupo CNPq-PUC-SP Saúde, Cultura e Envelhecimento. Atua no Centro Universitário São Camilo, São Paulo, SP.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-5446-233X.

 

Andreia Veloso Osti, Enfermeira. Mestranda em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social PUC-SP. Atua na empresa

Enfermeira. Mestranda em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social PUC-SP. Atua como Coordenadora de Gestão de Saúde, na OR-Consultoria Seguros e Benefícios.

 

 

Nelio Fernandes Borrozino, Enfermeiro. Mestrando em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social PUC-SP. Atua na empresa Informar Saúde Teleorientações.

Enfermeiro. Mestrando em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social PUC-SP. Atua na empresa Informar Saúde Teleorientações.

 

Leandro Tadeu Prazeres Maresti, Enfermeiro. Tem experiência com ênfase em Prevenção, Promoção da Saúde. Atua na empresa Informar Saúde Teleorientações.

Enfermeiro. Tem experiência com ênfase em Prevenção, Promoção da Saúde. Atua na empresa Informar Saúde Teleorientações.

 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Manso, M. E. G., Osti, A. V., Borrozino, N. F., & Maresti, L. T. P. (2018). Avaliação Multidimensional do Idoso: resultados em um grupo de indivíduos vinculados a uma operadora de planos de saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 191–211. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p191-211

Edição

Seção

Artigos