Avaliação da polineuropatia diabética e a prevenção de úlceras em idosos

Autores

  • Michele Marchetti dos Santos Fisioterapia, Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino, Joinville, Santa Catarina, Brasil.
  • Michely da Silva Soethe Fisioterapia, Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino, Joinville, Santa Catarina, Brasil.
  • Antonio Vinicius Soares Fisioterapia, Professor da Faculdade Guilherme Guimbala, Associação Educacional Luterana Bom Jesus, IELUSC e da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p355-376

Palavras-chave:

Avaliação, Neuropatia diabética, Diabetes.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo correlacional, envolvendo 16 idosos diabéticos de ambos os sexos, com o objetivo de avaliar a presença da polineuropatia distal através de um protocolo de avaliação. Foi encontrada uma correlação negativa moderada do índice sensorial avaliado pela estesiometria com a força de preensão e dos músculos dorsiflexores do tornozelo, e uma correlação positiva forte entre os índices sensoriais nos pés. Todos os idosos foram orientados quanto aos exercícios para melhorar a força muscular e os cuidados para prevenir lesões ulcerativas nos pés, assim como alertados sobre as consequências de várias ordens desse problema: comprometimento de outras funções corporais fundamentais, como o equilíbrio e a marcha, cursando com a redução da mobilidade funcional, o que pode impactar negativamente no grau de independência e na qualidade de vida destes pacientes.

 

Biografia do Autor

Michele Marchetti dos Santos, Fisioterapia, Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

 

Michely da Silva Soethe, Fisioterapia, Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

 

Antonio Vinicius Soares, Fisioterapia, Professor da Faculdade Guilherme Guimbala, Associação Educacional Luterana Bom Jesus, IELUSC e da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Fisioterapeuta, Doutor em Ciências do Movimento Humano; Professor da Faculdade Guilherme Guimbala, Associação Educacional Luterana Bom Jesus, IELUSC e da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Santos, M. M. dos, Soethe, M. da S., & Soares, A. V. (2018). Avaliação da polineuropatia diabética e a prevenção de úlceras em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 355–376. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p355-376

Edição

Seção

Artigos