Atenção psicossocial em um caso de Demência potencialmente reversível

Autores

  • Fabíola Langaro Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, e docente do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-0691-7560.
  • Daymée Taggesell de Córdova Enfermagem, atualmente assessora técnica na gerência psicossocial municipal.
  • Aulina Judith Folle Esper Consultora estratégica em Desenvolvimento de Liderança e de Negócios, com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional junto ao Vis Desenvolvimento de Liderança (VisDL), do qual também é sócia-fundadora. Atua principalmente nas áreas de Liderança, Desenvolvimento pessoal e profissional, Desenvolvimento de Negócios, Estratégia e Soluções Empresariais. Também atua como Conselheira em Conselhos de Administração de empresas. Mestre e Doutoranda em Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, PPGEGC/UFSC. Graduada em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Pesquisadora do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável (LGR), nos temas relacionados a Liderança e Desenvolvimento de Liderança. ORCID Id: http://orcid.org/0000-0001-8087-0177.
  • Rachel Schlindwein-Zanini Psicologia, Licenciatura e Bacharelado, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Especialista em Neuropsicologia, Conselho Federal de Psicologia, Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, PUCRS, Doutora em Ciências da Saúde/Medicina. Área de concentração: Neurociências, Faculdade de Medicina, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Realizou Pós-Doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Fez fellowship em Av. Neuropsicológica pré- e pós-operatória da cirurgia da epilepsia e hidrocefalia de pressão normal, no Instituto de Neurologia de Curitiba, INC, e realizou estágio na University of Miami, EUA, Miller School of Medicine, na área de Epilepsia e Implante Coclear. Atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, CCS/UFSC e é psicóloga concursada da UFSC, atuando em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar no Hospital Universitário da UFSC, junto aos pacientes, e como supervisora de estágio, preceptora de residência e coordenando projeto de extensão (Estimulação cognitiva no Hospital Universitário, UFSC) para pacientes neurológicos. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neuropsicologia e Sáude, UFSC, vinculado ao CNPq. Possui cooperação de pesquisa com investigadores nacionais e internacionais, incluindo UDESC, UFRN, Universid de Léon, Espanha e University of California, Los Angeles, UCLA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p377-394

Palavras-chave:

Demência potencialmente reversível, Saúde Mental, Atenção psicossocial.

Resumo

As síndromes demenciais têm múltiplas etiologias e, entre as causas de demências potencialmente reversíveis, está a depressão. Apresenta-se aqui um estudo de caso de paciente idoso diagnosticado com Demência por Corpos de Lewy e que, após tratamento multiprofissional, teve melhora da sua condição cognitiva e emocional, fazendo-se rever o diagnóstico inicial. Considerou-se que os sintomas demenciais iniciais estavam associados aos sintomas depressivos e o cuidado baseado na atenção psicossocial foi fundamental para as mudanças observadas.

 

Biografia do Autor

Fabíola Langaro, Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, e docente do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-0691-7560.

Graduação em Psicologia, Universidade do Vale do Itajaí. Mestrado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar, Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente é doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, e docente do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-0691-7560.

 

Daymée Taggesell de Córdova, Enfermagem, atualmente assessora técnica na gerência psicossocial municipal.

Graduada em Enfermagem, Universidade do Sul de Santa Catarina. Pós-Graduada em Emergência Pré-Hospitalar, Especialista em Saúde da Família, Gestão em Saúde e Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tutoria no Curso Crise e Urgência em Saúde Mental, do APIS/UFSC-UNASUS. Membro pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Inovação na Educação, Pesquisa e Extensão em Atenção Psicossocial e Drogas, APIS/UFSC. Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família por 12 anos. Atualmente assessora técnica na gerência psicossocial municipal. Aluna do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFSC.ORCID Id: http://orcid.org/0000-0001-9655-8890

Aulina Judith Folle Esper, Consultora estratégica em Desenvolvimento de Liderança e de Negócios, com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional junto ao Vis Desenvolvimento de Liderança (VisDL), do qual também é sócia-fundadora. Atua principalmente nas áreas de Liderança, Desenvolvimento pessoal e profissional, Desenvolvimento de Negócios, Estratégia e Soluções Empresariais. Também atua como Conselheira em Conselhos de Administração de empresas. Mestre e Doutoranda em Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, PPGEGC/UFSC. Graduada em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Pesquisadora do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável (LGR), nos temas relacionados a Liderança e Desenvolvimento de Liderança. ORCID Id: http://orcid.org/0000-0001-8087-0177.

Consultora estratégica em Desenvolvimento de Liderança e de Negócios, com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional junto ao Vis Desenvolvimento de Liderança (VisDL), do qual também é sócia-fundadora. Atua principalmente nas áreas de Liderança, Desenvolvimento pessoal e profissional, Desenvolvimento de Negócios, Estratégia e Soluções Empresariais. Também atua como Conselheira em Conselhos de Administração de empresas. Mestre e Doutoranda em Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, PPGEGC/UFSC. Graduada em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Pesquisadora do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável (LGR), nos temas relacionados a Liderança e Desenvolvimento de Liderança. ORCID Id: http://orcid.org/0000-0001-8087-0177.

Rachel Schlindwein-Zanini, Psicologia, Licenciatura e Bacharelado, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Especialista em Neuropsicologia, Conselho Federal de Psicologia, Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, PUCRS, Doutora em Ciências da Saúde/Medicina. Área de concentração: Neurociências, Faculdade de Medicina, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Realizou Pós-Doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Fez fellowship em Av. Neuropsicológica pré- e pós-operatória da cirurgia da epilepsia e hidrocefalia de pressão normal, no Instituto de Neurologia de Curitiba, INC, e realizou estágio na University of Miami, EUA, Miller School of Medicine, na área de Epilepsia e Implante Coclear. Atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, CCS/UFSC e é psicóloga concursada da UFSC, atuando em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar no Hospital Universitário da UFSC, junto aos pacientes, e como supervisora de estágio, preceptora de residência e coordenando projeto de extensão (Estimulação cognitiva no Hospital Universitário, UFSC) para pacientes neurológicos. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neuropsicologia e Sáude, UFSC, vinculado ao CNPq. Possui cooperação de pesquisa com investigadores nacionais e internacionais, incluindo UDESC, UFRN, Universid de Léon, Espanha e University of California, Los Angeles, UCLA.

Graduação em Psicologia, Licenciatura e Bacharelado, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Especialista em Neuropsicologia, Conselho Federal de Psicologia, Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, PUCRS, Doutora em Ciências da Saúde/Medicina. Área de concentração: Neurociências, Faculdade de Medicina, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Realizou Pós-Doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Fez fellowship em Av. Neuropsicológica pré- e pós-operatória da cirurgia da epilepsia e hidrocefalia de pressão normal, no Instituto de Neurologia de Curitiba, INC, e realizou estágio na University of Miami, EUA, Miller School of Medicine, na área de Epilepsia e Implante Coclear. Atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, CCS/UFSC e é psicóloga concursada da UFSC, atuando em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar no Hospital Universitário da UFSC, junto aos pacientes, e como supervisora de estágio, preceptora de residência e coordenando projeto de extensão (Estimulação cognitiva no Hospital Universitário, UFSC) para pacientes neurológicos. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neuropsicologia e Sáude, UFSC, vinculado ao CNPq. Possui cooperação de pesquisa com investigadores nacionais e internacionais, incluindo UDESC, UFRN, Universid de Léon, Espanha e University of California, Los Angeles, UCLA.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Langaro, F., Córdova, D. T. de, Esper, A. J. F., & Schlindwein-Zanini, R. (2018). Atenção psicossocial em um caso de Demência potencialmente reversível. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 377–394. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p377-394

Edição

Seção

Artigos