Envelhecimento e Políticas Públicas de Saúde: Considerações reflexivas

Autores

  • Elma Pereira de Moura
  • Luzia Wilma Santana da Silva
  • Cléciane Lima Marques

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p185-204

Palavras-chave:

Envelhecimento, Serviços de saúde, Políticas públicas

Resumo

Estudo de reflexão teórica que busca refletir as concepçoes familiares e socioculturais da pessoa idosa acerca do envelhecimento como referência para políticas públicas e práticas profissionais. Enlaça múltiplas significações sobre os fenômenos da esfera privada e social da vida do idoso, como, autonomia, dependência, interdependência e vínculos afetivos.

Biografia do Autor

Elma Pereira de Moura

Psicóloga. Especialista em Psicologia da Saúde e em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Psicóloga técnica da Universidade Estadual o Sudoeste da Bahia-UESB. Docente dos Cursos de Psicologia e Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC. Vitória da Conquista-BA. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas-NIEFAM/UESB. Linha: Família em seu Ciclo Vital.

Luzia Wilma Santana da Silva

Enf. Profa. DSc. Adjunta do DS-UESB. Coord. do NIEFAM/UESB. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Ciência da Saúde e Sociedade; Linha: Família em seu Ciclo Vital.

Cléciane Lima Marques

Graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do NIEFAM/UESB.

Downloads

Como Citar

Moura, E. P. de, Silva, L. W. S. da, & Marques, C. L. (2011). Envelhecimento e Políticas Públicas de Saúde: Considerações reflexivas. Revista Kairós-Gerontologia, 14(Especial9), 185–204. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p185-204