Vivências e aprendizagens do paciente idoso na rotina da hemodiálise

Autores

  • Nadia Dumara Ruiz Silveira
  • Paulo Renato Canineu
  • Adriana Araújo Reis

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p95-110

Palavras-chave:

Aprendizagens, Vivências, Pacientes Idosos, Rotina de Hemodiálise

Resumo

O presente artigo é resultado de estudo realizado com objetivo de compreender a vivência do idoso submetido ao tratamento em hemodiálise, identificando a aquisição de novas aprendizagens no decorrer deste processo. Foram realizadas entrevistas com 08 pacientes idosos submetidos ao tratamento em um hospital da rede privada do município de Teresina-PI. Os resultados mostram que as mudanças de hábitos da rotina diária impõem inúmeros desafios a serem enfrentados. Concomitantemente observou-se o desencadeamento da aquisição de novos conhecimentos indispensáveis para viver essa realidade, o que propicia a composição de novas visões de mundo pelos idosos submetidos ao tratamento de hemodiálise.

Biografia do Autor

Nadia Dumara Ruiz Silveira

Pedagoga; Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP; Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, PUC-SP; Líder do Grupo de Pesquisa "Educação, Longevidade e Qualidade de Vida".

Paulo Renato Canineu

Médico geriatra e gerontólogo titulado pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e pela AMB (Associação Médica Brasileira); Doutor em Gerontologia/Educação pela UNICAMP; Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP e CUSC (Centro Universirário São Camilo).

Adriana Araújo Reis

Psicóloga; Mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia pela PUCSP; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Integral Diferencial - FACID.

Downloads

Como Citar

Silveira, N. D. R., Canineu, P. R., & Reis, A. A. (2012). Vivências e aprendizagens do paciente idoso na rotina da hemodiálise. Revista Kairós-Gerontologia, 14(2), 95–110. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p95-110

Edição

Seção

Artigos