Travestis, envelhecimento e velhice

Autores

  • Pedro Paulo Sammarco Antunes
  • Elisabeth Frohlich Mercadante

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial10p109-132

Palavras-chave:

Velhice, Gênero, Travesti.

Resumo

O presente artigo objetiva avaliar o processo de envelhecimento e da velhice daquelas pessoas designadas como travestis. As ciências biomédicas jogam um papel importante na categorização dessas pessoas. A intenção é compreender o impacto que tais diagnósticos têm sobre aqueles que são reconhecidos como anormais. Foramrealizadas três entrevistas abertas com foco nas histórias de vida dessas pessoas. Por serem consideradas patológicas e desviantes socialmente, atravessam a vida como pessoas invisíveis e quando vistas são avaliadas preconceituosamente. Isso as levou a improvisarem suas existências em todos os seus aspectos e, em geral, a partir de contextos violentos. Suas expectativas de vida são baixas. As que vivem até a velhice,podem ser consideradas verdadeiras sobreviventes. A pesquisa resultou no levantamento de demandas e necessidades em relação às travestis. Verificou-se que precisam urgentemente de políticas públicas que as reconheçam desde sempre.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Sammarco Antunes

graduado pela Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Obteve também os títulos de pósgraduaçãolato-sensu em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007) e em Gestalterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae (2004). Tem experiência na área de psicologia clínica com ênfase em sexualidade humana e é colunista da revista G Magazine desde 2008.

Elisabeth Frohlich Mercadante

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1966), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo (1997). Atualmente é Docente, Pesquisadora e Orientadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/PUC-SP. Docente também do Curso de Ciências Sociais: Antropologia. Tem experiência na área de Antropologia e Gerontologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: velhice, terceira idade, memória coletiva e identidade social.

Downloads

Como Citar

Antunes, P. P. S., & Mercadante, E. F. (2012). Travestis, envelhecimento e velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 14(Especial10), 109–132. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial10p109-132