Marxismo, Teoria Social e a Área Trabalho e Educação no Brasil

Autores

  • Cristiano Lima Ferraz UESB
  • José Jackson Reis dos Santos UESB

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v20i36.31844

Palavras-chave:

Educação, Marxismo, Teoria Social, Trabalho.

Resumo

O artigo examina a relação entre marxismo e a Área de Trabalho e Educação no Brasil. Discute contradições teóricas e epistemológicas da Área com o materialismo histórico dialético. Para isto se baseia na tese da ruptura epistemológica na obra de Marx, na problemática teórica das múltiplas determinações na dialética marxista e nas reflexões sobre o problema teórico das determinações e sobredeterminações na análise marxista dos processos históricos.

Biografia do Autor

Cristiano Lima Ferraz, UESB

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Titular do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista-BA, Brasil. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Política e Sociedade (NETPS/CNPq/UESB).

José Jackson Reis dos Santos, UESB

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista-BA, Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (GEPEJAI/CNPq/UESB).

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Ferraz, C. L., & Reis dos Santos, J. J. (2016). Marxismo, Teoria Social e a Área Trabalho e Educação no Brasil. Lutas Sociais, 20(36), 24–37. https://doi.org/10.23925/ls.v20i36.31844