Conservadorismo, fortalecimento da extrema-direita e a agenda da diversidade sexual e de gênero no Brasil contemporâneo

Autores

  • Guilherme Gomes Ferreira PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v20i36.31855

Palavras-chave:

Conservadorismo, Direita Política, Diversidade Sexual, Gênero

Resumo

Vivemos um momento histórico de retomada do conservadorismo moral e político no Brasil e de avanço dos pensamentos ideológicos de direita e extrema direita. Através de um pretenso desejo por democracia e narrativas de clamor à nação, ao bem comum e aos valores tradicionais, esses pensamentos se alastram nas diversas arenas políticas, mas é interessante pensar que as questões de diversidade sexual e de gênero são uma das agendas privilegiadas para o ataque do conservadorismo. Ao mesmo tempo, os sujeitos políticos de gênero e sexualidade dissidentes elaboram suas lutas sociais em um cenário complexo e contraditório que tende à simplificação e que desconsidera a história e os direitos adquiridos. Quais as estratégias de luta possíveis e que tendências o avanço do conservadorismo na política brasileira acarreta no debate de diversidade sexual e de gênero?

Biografia do Autor

Guilherme Gomes Ferreira, PUC-RS

Doutorando em Serviço Social pela PUC-RS. Bolsista PDSE/CAPES, com período sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Ética e Direitos Humanos da PUCRS. Membro da organização Freeda: espaços de diversidade, e consultor voluntário da Política Nacional de Diversidade no Sistema Penal vinculado ao Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Porto Alegre-RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Gomes Ferreira, G. (2016). Conservadorismo, fortalecimento da extrema-direita e a agenda da diversidade sexual e de gênero no Brasil contemporâneo. Lutas Sociais, 20(36), 166–178. https://doi.org/10.23925/ls.v20i36.31855