A disciplina Geografia do Brasil na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (1939-1953) e a construção da ideologia nacional

Autores

  • Bruna Torres Batista UFMG
  • Doralice Barros Pereira UFMG
  • Rogata Soares Del Gaudio UFMG

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35877

Palavras-chave:

Geografia do Brasil, ideologia nacional, Faculdade de Filosofia de Minas Gerais, território.

Resumo

No Brasil, a criação das Faculdades de Filosofia durante a primeira metade do século XX marcou um novo momento de atuação institucional para a Geografia do país: o da Universidade e do Ensino Superior. A promoção da ciência e a formação qualificada de professores não as isentam de um saber desinteressado, mas vincula-se à construção da ideologia nacional. Essa característica foi observada na análise de documentos afeitos à disciplina Geografia do Brasil da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais. Sua estrutura e conteúdos elegem elementos do território nacional para a construção de discursos focados na modernização do Estado brasileiro, portanto possuem articulações com ideologias.

Biografia do Autor

Bruna Torres Batista, UFMG

Mestranda da Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.

Doralice Barros Pereira, UFMG

Doutora em Geografia; professora Associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil. Autora, dentre outros, de La participation publique dans les unités de conservation au Brésil: Serra do Cipó.

Rogata Soares Del Gaudio, UFMG

Doutora em Educação; professora Associada II da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil. Organizadora de Geografias e ideologias – submeter e qualificar. Belo Horizonte: ed. da UFMG (2014).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Batista, B. T., Pereira, D. B., & Del Gaudio, R. S. (2017). A disciplina Geografia do Brasil na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (1939-1953) e a construção da ideologia nacional. Lutas Sociais, 21(39), 49–62. https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35877