A carroça ao lado do avião: o direito à cidade metropolitana em Brasília

Autores

  • Benny Schvarsberg Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Projeto, Expressão e Representação. Brasília, DF/Brasil.

Palavras-chave:

metropolização, desenvolvimento desigual e combinado, direito a cidade, Brasília

Resumo

A teoria do desenvolvimento desigual e combinado ajuda a entender o processo de metropolização de Brasília. Esse nexo, além das dimensões socioeconômicas próprias àquela teoria, possui dimensão urbanística: um urbanismo pautado pelo ideário do movimento moderno inscreveu-se na forma de um avião como matriz do território que se metropolizou. Derivações da metropolização periférica não lhe acompanharam fazendo contraponto paradoxal: surgem bem posteriormente, portanto mais atuais; quanto mais recentes, mais atrasadas e antigas se configuram, parecendo pertencer a tempos remotos ao urbanismo modernista, convivendo funcionalmente no território metropolitano. O texto utiliza o binômio Carroça & Avião para a reflexão de políticas de reprodução de padrões de precariedade urbana expressas no primeiro termo fazendo parte do mesmo processo que garante privilégios a áreas bem providas da metrópole expressas no segundo termo.

Biografia do Autor

Benny Schvarsberg, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Projeto, Expressão e Representação. Brasília, DF/Brasil.

Professor Associado 4 do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ 2 do CNPq.

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Publicado

2017-04-07

Como Citar

Schvarsberg, B. (2017). A carroça ao lado do avião: o direito à cidade metropolitana em Brasília. Cadernos Metrópole, 19(38), 313–334. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2017-3813