A dimensão política de Brasília

Autores

  • Vera Chaia
  • Miguel Chaia

Palavras-chave:

urbanismo e política, planejamento urbano, Brasília, cidade e governo, capital federal

Resumo

O texto apresenta uma abordagem política do significado histórico de uma cidade, com o foco voltado para Brasília. A nova capital federal é analisada em função das diferentes políticas implementadas pelos governos brasileiros, a partir de Juscelino Kubitschek, passando pelo regime militar e alcançando o processo de transição democrática. Algumas idéias servem de parâmetro analítico para abordar a dimensão política de Brasília, como, por exemplo, desenvolvimento econômico, unidade territorial e nacional, isolamento urbano e autoritarismo, utopia realizada, espaço urbano como cenário político.

Biografia do Autor

Vera Chaia

Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e do Departamento de Política da Faculdade de Ciências Sociais e Coordenadora e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política – Neamp, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora do CNPq (São Paulo, Brasil).

Miguel Chaia

Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e do Departamento de Política da Faculdade de Ciências Sociais e Coordenador e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política – Neamp, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Chaia, V., & Chaia, M. (2012). A dimensão política de Brasília. Cadernos Metrópole, (20). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8691

Edição

Seção

Artigos