Nomeação dos prismas: descobertas e avanços de alunos e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • GRACE ZAGGIA UTIMURA UNICSUL
  • EDDA CURI UNICSUL

Resumo

Resumo

Para este trabalho o objetivo é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa em andamento para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Cruzeiro do Sul, baseado em um Programa de Docência Compartilhada, desenvolvido entre a parceria de três professoras de uma mesma escola, da Rede Pública Municipal de São Paulo, sendo duas professoras dos anos iniciais e uma especialista em Matemática. Nesse processo, incluem-se estudos teóricos, preparação, desenvolvimento, análise e nova organização das aulas, possibilitando avanços dos alunos e das professoras. Esse Programa tem como perspectiva o planejamento conjunto de aulas, a execução compartilhada, a reflexão conjunta e o replanejamento das aulas desenvolvidas. Esse movimento se assemelha ao que alguns autores chamam de “Estudos de Aula”, tradução de Lesson Study. Nosso trabalho versa sobre as Formas Tridimensionais, conteúdo de pouco domínio da maioria dos professores dos anos iniciais, além de poucos cursos de Formação Continuada, oferecidos aos professores relacionados ao ensino e a aprendizagem de Geometria. Mesmo com o projeto em desenvolvimento, já é possível analisar as aprendizagens dos alunos em relação às Formas Tridimensionais e, alguns ganhos para as aprendizagens das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois a parceria entre as professoras possibilitaram reflexões sobre o ensino e a linguagem matemática adequada e necessária para que os alunos aprendam, além de novas experiências e discussões entre professores dos anos iniciais e especialistas.

Palavras-chave: Formas Tridimensionais; Docência Compartilhada; Estudos de Aula; Aprendizagens dos alunos; Aprendizagens das professoras.

Abstract

For this work the objective is to present the preliminary results of an in progress study for the Profissional Master’s Program in Science and Mathematics in the Cruzeiro of the Sul University, based on a Shared Teaching Program, developed from the partnership of three teachers from the same school, from the Municipal Public Network of São Paulo, being two of them teachers of early years and one specialist in mathematics. In this process, inclused theoretical studies, preparation, development, analysis and new organization of classes, allowing the progress of students and teachers. This program has perspective joint planning lessons, shared execution classes, joint reflection and the replaning of the developed classes. This movement is similar to what some authors call “Estudos de Aula”, translation from Lesson Study. Our work deals with the three-dimensional forms, content of little knowledge of most of the early years teachers, besides few courses of Continuing Formation, offered to teachers related to teaching and learnig of geometry. Even with the project in development, it is already possible to analyze the student learning in relation to three-dimensional forms and some improvement on the learnig of teachers of early elementary education, because the partnership between the teachers allowed reflections about teaching and mathematical language, appropriate and necessary for students to learn, besides new experiences and discussions between early years teachers and experts.

Keywords: Three-Dimensional Forms; Shared Teaching; Lesson Study; Learning of the students; Learning of the teachers.

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Publicado

2015-04-28

Edição

Seção

Artigos