GESTÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS E IDENTIDADE TERRITORIAL: Potencialidades e Desafios

Autores

  • Fabiana Pimentel Santos NPGA/EA/UFBA
  • Eduardo Davel Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

equipamento cultural, gestão cultural, identidade, território criativo, desenvolvimento territorial.

Resumo

Uma vez que exercem um importante papel artístico-cultural, social e econômico, os equipamentos culturais (teatros, cinemas, bibliotecas, galerias, centros culturais, salas de concerto, museus, etc.) são organizações com grande potencial de dinamizar os territórios nos quais atuam. Todavia, a gestão dessas organizações apresenta muitos desafios territoriais e identitários que, por vezes, os desviam desta vocação. O objetivo deste artigo é discutir o papel da identidade territorial na gestão dos equipamentos culturais como estratégia de fortalecimento de vínculos entre estas organizações e seus territórios de atuação, capaz de gerar benefícios organizacionais, interorganizacionais e territoriais. Trata-se de uma contribuição mais preocupada com a qualificação prático-profissional de gestores de equipamentos culturais e agentes do poder público. A metodologia de pesquisa se baseia em uma pesquisa-ação, realizada com um grupo de gestores de onze equipamentos culturais da cidade de Salvador, Bahia, durante a qual também foram visitadas e analisadas iniciativas culturais nas cidades colombianas de Bogotá e Medellín. 

Biografia do Autor

Fabiana Pimentel Santos, NPGA/EA/UFBA

Doutoranda do Núcleo de Pós-graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pelo Programa Multidisciplinar em Gestão e Desenvolvimento Social da Escola de Administração da UFBA/ CIAGS. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador - (2000). Especializada em Gestão Cultural pela Universitat Ramon Llull de Barcelona (2005) e em Cinema também pela UCSal (2008). Atua como produtora cultural desde 1998 e possui experiência na área de Artes, com ênfase em Produção e Gestão Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: produção executiva, comunicação cultural, coordenação de editais, análise técnica de projetos culturais e assessoramento técnico. Atualmente é Diretora Executiva da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Eduardo Davel, Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

Downloads

Publicado

2018-09-20