Epistemologia das Ciências Humanas e Sociais

Autores

  • Katia Oliveira Lima Mestranda no Programa de Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM.
  • Gilson Vieira Monteiro Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor associado II da Universidade Federal do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p5-19

Palavras-chave:

Positivismo, Razão, Complexidade

Resumo

A transição da Idade Média para o Modernismo transformou de forma gradual a política, a sociedade e a economia, que passou do feudalismo para o capitalismo, logo em uma relação dialética influenciou no modo de perceber e investigar o mundo, inspirando a emergência de novas correntes filosóficas que subsidiaram o surgimento de novas ciências questionando as verdades até então inquestionáveis. Nas discussões sobre correntes filosóficas e científicas percebemos os conflitos e confluências entre diversas teorias. Iremos notar que algumas dessas correntes aceitam a influência externa para explicar os fenômenos, enquanto outras repudiam tal ideia buscando explicação em si mesma em uma perspectiva mais fechada. Essas aparentes dicotomias, por vezes dentro de uma análise mais profunda, se complementam a partir do olhar de alguns estudiosos ao perceberem os pontos de convergência entre elas. Nesse sentido propomos apontar as divergências e confluências entre as teorias que serão apresentadas bem como seus pressupostos e principais teóricos procurando refletir acerca das Ciências Humanas e Sociais a partir das teorias apresentadas, lembrando que as características de cada uma estão intrinsicamente ligadas ao contexto histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Katia Oliveira Lima, Mestranda no Programa de Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM.

Licenciada em Pedagogia, especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, Professora/Pedagoga na SEMED- Manaus-AM, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura Na Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas.- UFAM.

Gilson Vieira Monteiro, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor associado II da Universidade Federal do Amazonas.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1989), licenciado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). É professor Associado II da Universidade Federal do Amazonas. Seu artigo "A metalinguagem da roupas" foi revisitado pela revista eletrônica Estética, da Universidade de São Paulo (USP), no segundo número de 2009, publicado em janeiro de 2010. Transformou-se em um dos pensadores mais referenciados na área de moda, citado ao lado de Roland Barthes, Umberto Eco, Jean Boudrillard, Michael Mafesoli, Nestor Garcia Canclini, Gilles Lipovetisky entre outros. É Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), coordenador do Programa de Mídias Digitais da Ufam (ECOEM/UFAM) e Bolsista do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora

Downloads

Publicado

2018-02-18

Como Citar

Lima, K. O., & Monteiro, G. V. (2018). Epistemologia das Ciências Humanas e Sociais. Ponto-E-Vírgula, (22), 5–19. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p5-19

Edição

Seção

Artigos