Redes digitais e debate político: o caso “Truco Popular” no Facebook e a formação para a cidadania

Autores

  • Desirèe Luíse Lopes Conceição PUC-SP
  • Rosemary Segurado PUC-SP e Fesp-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p20-42

Palavras-chave:

internet, debate político, ciberpolítica, redes sociais, cidadania

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar se a plataforma digital “Truco!”, desenvolvida para as eleições de 2014, estimulou o debate político por meio da ação do “Truco Popular” no Facebook, além de avaliar aspectos de como as interações entre os debatedores aconteceram. A técnica metodológica consistiu na elaboração de indicadores para a coleta de dados primários, definidos a partir de padrões de interações e relacionados à proposta inicial da pesquisa. Os resultados permitem identificar atividades de colaboração e participação política geradas na rede social e relacioná-las com a concepção de que a internet contém elementos para contribuir com a formação cidadã. A possível construção do saber por meio da troca nas redes digitais está presente nesse processo, considerando a convergência e a educação integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Desirèe Luíse Lopes Conceição, PUC-SP

Jornalista e mestranda do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Especializada em Mídia, Política e Sociedade pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP).

Rosemary Segurado, PUC-SP e Fesp-SP

Professora do programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP (Neamp).

Downloads

Publicado

2018-02-18

Como Citar

Conceição, D. L. L., & Segurado, R. (2018). Redes digitais e debate político: o caso “Truco Popular” no Facebook e a formação para a cidadania. Ponto-E-Vírgula, (22), 20–42. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p20-42

Edição

Seção

Artigos