ADAPTAÇÃO À UNIVERSIDADE EM ESTUDANTES INGRESSANTES NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Autores

  • Luciana Karine de Souza Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Erika Lourenço Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Rúbia Gonçalves dos Santos Curso de Graduação em Psicologia Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

estudantes universitários, adaptação, formação em Psicologia, desenvolvimento profissional

Resumo

Pesquisas sobre vivências acadêmicas têm se apresentado como resposta ao aumento da evasão e troca de cursos. Identificar os fatores que facilitam e que dificultam a continuidade dos estudos universitários pode colaborar para intervenções psicoeducativas e psicológicas, bem como para a prevenção ao surgimento desses problemas. A presente pesquisa teve por objetivo investigar o processo de adaptação à Universidade em estudantes ingressantes no curso de Psicologia. Para isto, foram analisados os conteúdos de 18 registros em diários de bordo produzidos por estudantes do primeiro e segundo períodos de um curso de Psicologia. Nesses, buscou-se identificar indicadores de adaptação e de desajuste ao ingresso na Universidade por meio da escrita dos estudantes. A categorização gerou 11 temas que tanto vão ao encontro da literatura recente, como mostram novos temas ainda não aprofundados nessa linha de pesquisa. No primeiro grupo, destacaram-se questões como grupos de pares e administração do tempo. No segundo, itens como ambientes e aulas virtuais, que têm exigido habilidades específicas dos alunos. A Psicologia da Educação, no âmbito do ensino superior, pode dar conta dessas questões e colaborar para reduzir um problema que aflige muitos jovens brasileiros.

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Publicado

2016-11-28

Edição

Seção

Artigos