TESTE DE CLOZE NO ENSINO FUNDAMENTAL: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CRITÉRIO

Katya Luciane de Oliveira, Angélica Polvani Trassi, Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Neide de Brito Cunha

Resumo


A presente pesquisa visou levantar evidências de validade de critério de um Teste de Cloze para ensino fundamental, bem como identificar o nível de leitura dos estudantes. Participaram 359 alunos dos 1° ao 9° anos do ensino fundamental público dos estados do Paraná e de São Paulo. Aplicou-se coletivamente um teste de Cloze, com aproximadamente 103 palavras e 15 omissões, em sua versão tradicional no qual se omitem todos os quintos vocábulos. Os resultados indicaram que à medida que há avanço no ano escolar também há aumento gradativo na pontuação do teste de Cloze, sendo que a diferença entre os anos escolares foi estatisticamente significante. A discussão dos dados aponta para a possibilidade de emprego do teste de Cloze como medida de avaliação da compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental.

Palavras-chave


compreensão de leitura, evidências de validade, avaliação psicoeducacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20170015

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