PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE SEUS ALUNOS DO 5º ANO

Autores

  • Larissa O’nill de Avila Pereira Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde http://orcid.org/0000-0003-2460-4581
  • Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde http://orcid.org/0000-0002-9531-8251

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170019

Palavras-chave:

5º ano, ensino fundamental, rendimento escolar, metodologia de ensino, psicologia escolar

Resumo

O ensino fundamental de nove anos é uma realidade recente na educação brasileira e tem gerado importantes desafios especialmente na transição para a pluridocência. Este estudo investigou a percepção das professoras do 5º ano sobre seus alunos em relação ao comportamento e ao rendimento escolar. Realizou-se entrevistas semi-dirigidas com quatro professoras do 5º ano, em duas escolas particulares de Porto Alegre. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram oito categorias: mudanças na metodologia de ensino, professor como guia, postura dos alunos, diferenças quanto ao gênero, preparação para o sexto ano, comportamento e rendimento, necessidade de integração dos professores e particularidades dos alunos e rendimento escolar. A discussão dos dados apontou que os objetivos do 5º ano ainda se encontram pouco definidos e a necessidade de se rever essa etapa enfatizando a transição e estratégias para a pluridocência. Os professores precisam de orientação para atuar com os alunos nessa fase do ensino fundamental e o apoio do psicólogo escolar torna-se relevante para proporcionar um espaço de escuta das demandas vivenciadas pelos mesmos.

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Publicado

2018-02-09

Edição

Seção

Artigos