Projeções de si no futuro de universitários e egressos surdos

Autores

Palavras-chave:

ética, moral, projeto de vida, futuro, universitários surdos

Resumo

Esse estudo teve como objetivo investigar os projetos de vida em uma perspectiva ética de dezesseis pessoas surdas que haviam se matriculado no ensino superior. Perguntou-se, por meio do método clínico piagetiano, em língua de sinais, seus projetos de futuro. Os participantes apresentaram diferentes projetos de vida, com destaque para ‘atividade profissional’, ‘formação acadêmica’ e ‘relacionamento afetivo’. Os projetos foram, principalmente, do tipo ‘autocentrado com reconhecimento de si’ e ‘conectado’, implicando a reflexão sobre o valor do reconhecimento de si, necessário ao reconhecimento mútuo e a conexão com o outro, a sociedade e a comunidade surda. Esta comunidade apareceu como protagonista nos projetos de formação acadêmica e de atuação profissional, voltados à inclusão educacional específica aos surdos. Concluiu-se que os projetos de vida dos adultos surdos desta pesquisa foram em sua maioria de perspectiva moral e ética, com conteúdo de autorrespeito e valores morais relacionados à boa convivência em sociedade. Os resultados podem ser úteis à reflexão sobre as políticas públicas voltadas à promoção de acessibilidade na educação aos surdos.

Biografia do Autor

Alline Nunes Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pesquisadora-tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais (INEP) Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM)

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM) Departamento de Psicolo gia Social e do Desenvolvimento

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos