A evolução do conceito de grupo em Silvia Lane

Autores

  • Renato Jesus da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria do Carmo Guedes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

processos grupais, Silvia Lane, grupo

Resumo

Grupo sempre foi conceito destacado na Psicologia. No Brasil, uma autora a ele se dedicou de modo especial, ao propô-lo como categoria analítica privilegiada em sua proposta de uma psicologia social voltada à nossa realidade. Este estudo teve como objetivo demonstrar como, no trabalho de Silvia Lane, se deu a evolução do conceito de grupo. Para isso, contou com análise de conteúdo de textos de sua autoria. Os resultados dessa análise indicam que o trabalho com grupos desenvolvido por Silvia Lane estava estreitamente ligado à prática de pesquisa, sua e dos alunos, permitindo a produção de conhecimento sobre grupos a partir da aplicação em grupos específicos da sociedade. Dentro da universidade, usava suas aulas da disciplina “Processos Grupais” como laboratório de pesquisa, o que significa que não apenas reproduzia os autores que lhe davam sustentação teórica, mas aplicando-a à nossa realidade, para, então, revisá-la, agora transformada pelo efeito da prática, e então colocá-la na prática novamente. Assim sendo, a evolução do conceito é explicitada neste trabalho, mostrando que, na proposta desta pioneira de uma psicologia social brasileira, trabalha-se com processo grupal (e não simplesmente grupo).

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renato Jesus da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicólogo, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), integrante do Núcleo de Estudos em História da Psicologia (NEHPSI).

Maria do Carmo Guedes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular da PUC-SP, coordenadora do Núcleo de Estudos em História da Psicologia (NEHPSI).

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Silva, R. J. da, & Guedes, M. do C. (2016). A evolução do conceito de grupo em Silvia Lane. Psicologia Revista, 24(2), 181–197. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27795

Edição

Seção

Artigos Teóricos