Padrão de uso de internet por adolescentes e sua relação com sintomas depressivos e de ansiedade

Autores

  • Cristina Pilla Della Méa Faculdade Meridional-IMED
  • Eliane Maria Biffe Faculdade Meridional-IMED
  • Vinícius Renato Thomé Ferreira Faculdade Meridional-IMED

Palavras-chave:

Dependência de internet, Sintomas de ansiedade, Sintomas depressivos, Adolescentes.

Resumo

A dependência de internet é uma condição que se caracteriza por apresentar fatores físicos e psicológicos, e usualmente apresenta comorbidade. Os adolescentes, por sua vez, são o grupo etário mais suscetível para apresentar sintomas de dependência de internet. O presente estudo teve como objetivo investigar o padrão de uso de internet e sua relação com sintomas depressivos e de ansiedade em adolescentes, tendo sido aplicados o Internet Addiction Test (IAT), Escala de Rastreamento Populacional para Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos (CES-D), Inventário de Ansiedade Traço (IDATE) e o Levantamento de Intensidade de Sintomas Depressivos (LIS-D) numa amostra de 150 adolescentes. Foi possível identificar que a prevalência de sintomas depressivos e de ansiedade ficou dentro da faixa não-clínica; contudo, 61,33 % (n=92) dos adolescentes apresentaram risco de dependência. A análise de variância das faixas do IAT identificou diferenças de sintomas depressivos e de ansiedade; contudo, não foram identificadas correlações positivas estatisticamente significativas entre os escores do IAT e os sintomas depressivos e de ansiedade. É fundamental investigar o padrão de uso de internet no adolescente e a presença ou não de comorbidade, para que seja possível encaminhar precocemente o adolescente para acompanhamento psicológico.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Pilla Della Méa, Faculdade Meridional-IMED

Psicóloga, Especialista em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (UNISINOS), Especialista em Psicologia Clínica (Faculdade Meridional-IMED), Mestranda em Envelhecimento Humano (Universidade de Passo Fundo-UPF). Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Meridional-IMED.

Eliane Maria Biffe, Faculdade Meridional-IMED

Psicóloga, formada pela Faculdade Meriodional- IMED.

Vinícius Renato Thomé Ferreira, Faculdade Meridional-IMED

Psicólogo, Doutor em psicologia pela pela PUCRS, Mestre pela PUC RS,  Especialista em Relações Familiares pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Meridional-IMED.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Della Méa, C. P., Biffe, E. M., & Thomé Ferreira, V. R. (2016). Padrão de uso de internet por adolescentes e sua relação com sintomas depressivos e de ansiedade. Psicologia Revista, 25(2), 243–264. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/28988

Edição

Seção

Artigos Teóricos