Qualidade de Vida Subjetiva em Instituições de Longa Permanência para Idosos

Autores

  • Pedro Felipe da Costa Coelho Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i3.37189

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Estatuto do Idoso, Instituições de Longa Permanência para Idosos

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar a qualidade de vida subjetiva de idosos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A partir da análise de conteúdo de 11 entrevistas semiestruturadas com idosos que residem em uma ILPI, constatou-se que a qualidade de vida subjetiva dos idosos institucionalizados é afetada positivamente por meio dos serviços da instituição relativos à organização de celebrações religiosas, do auxílio à realização de atividades da vida diária e das interações sociais entre os idosos e os funcionários da instituição. Contudo, a falta de privacidade durante o banho matinal, o saque compulsório da aposentadoria, a falta de variedade de alimentos e a carência de atividades de lazer afetam negativamente as dimensões da qualidade de vida subjetiva desses idosos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Felipe da Costa Coelho, Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB

Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. Doutorando em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará – UFC.

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

Coelho, P. F. da C., & de Abreu, N. R. (2018). Qualidade de Vida Subjetiva em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 20(3), 69–88. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i3.37189