Tomada de Decisão Financeira: Aplicando o Processo Orçamentário

Autores

  • Filipe Prado Macedo da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v14i3.4166

Palavras-chave:

Finanças, Decisão Financeira, Processo Orçamentário

Resumo

Este artigo aborda a dinâmica da decisão financeira e o processo orçamentário no âmbito das empresas. Em vista da globalização e liberalização financeira, a tomada de decisão financeira ganhou importância dentro do processo de gestão empresarial, sobretudo quando afeta o fluxo de caixa e os relatórios contábeis. Algumas empresas – como a M&S Comercial – utilizam o processo orçamentário como ferramenta de apoio na gestão financeira. O orçamento serve de “guia” para os gestores da empresa. No estudo de caso, constatamos que a empresa melhorou seu desempenho econômico-financeiro ao integrar o processo orçamentário na dinâmica da tomada de decisão financeira.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Filipe Prado Macedo da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Salvador (2006) e Especialização em MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Salvador (2009). Atualmente é Aluno do Mestrado em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Atua como Tutor a Distância na Especialização em Gestão Pública Municipal pela UAB/UFU/CEAD.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

da Silva, F. P. M. (2014). Tomada de Decisão Financeira: Aplicando o Processo Orçamentário. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 14(3). https://doi.org/10.20946/rad.v14i3.4166

Edição

Seção

Artigos