CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Danilo de Oliveira Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead Universidade Federal de Uberlândia-UFU
  • Caissa Veloso e Sousa Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9582

Palavras-chave:

alimentos orgânicos, comportamento do consumidor, grupos focais

Resumo

Este artigo de cunho qualitativo objetivou verificar o comportamento do consumidor de alimentos orgânicos por meio das variáveis saúde e estilo de vida, no sentido de compreender como os consumidores dão valor a estes aspectos de consumo. Utilizou-se a teoria do comportamento do consumidor conforme Sheth e Sethi (1975) e Rook e Levy (1983), os quais tratam as questões culturais e simbólicas em relação ao consumo. De caráter exploratório, neste trabalho foram desenvolvidos dois grupos focais utilizando-se a análise de conteúdo. O primeiro grupo focal de consumidores de alimentos orgânicos demonstrou conscientização sobre a importância do alimento orgânico, ocorrendo inclusive relações de socialização. O segundo grupo focal formado por consumidores de alimentos tradicionais, percebeu o orgânico como sendo algo saudável, contudo, não apresentou a consciência do conceito deste tipo de produto e de seus benefícios.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danilo de Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF

Doutor em Administração na UFMG-Cepead. Prof. de Marketing do Depto. de Ciências Administrativas (CAD) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFJF

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead

Doutora em Administração, Profa. de Marketing- Cepead-UFMG

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Doutorando em Administração na UFMG-Cepead, Prof. de Marketing-Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Caissa Veloso e Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG-Cepead

Doutoranda em Administração na UFMG-Cepead

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

Sampaio, D. de O., Gosling, M., Fagundes, A. F. A., & Sousa, C. V. e. (2014). CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 15(1). https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9582

Edição

Seção

Artigos