A biologia evolutiva apresentada por alunos do Ensino Médio: (RE) pensando conceitos e pontos de vista

Hérica Oliveira Silva, Nádia Amorim, Elisa Susilene Lisboa Santos, Carlos Bernard Moreno Cerqueira Silva

Resumo


A Biologia Evolutiva por tratar da origem e descendência das espécies, bem como das mudanças que estas sofrem ao longo das gerações, se torna bastante interessante e polêmica quando debatida ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, objetivou-se avaliar o conhecimento de educandos de nível médio da educação básica, em relação aos principais conceitos inerentes a Biologia Evolutiva. Para tanto, foram aplicados questionários mistos, contendo questões objetivas e dissertativas, em uma amostra de 116 estudantes. Esta estratégia possibilitou a caracterização do conhecimento e da visão dos alunos do ensino médio, com relação a Biologia Evolutiva. Dentre os resultados, destaca-se a diversidade de conhecimentos dos alunos acerca do tema e a presença de equívocos conceituais, ficando evidente a importância desse estudo como ferramenta de diagnóstico, necessária para embasar futuras pesquisas, bem como para o planejamento de ações de intervenção.

Palavras-chave


Biologia Evolutiva, ensino médio, origem da vida.

Texto completo:

PDF