A IMPORTÂNCIA DA LITURGIA NO CÂNTICO DA MISSA: ANÁLISE HISTÓRICA DE DOCUMENTOS DA IGREJA À LUZ DO VATICANO II

Anderson Neves Cunha, Tiago Tadeu Contiero

Resumo


O rito da missa sofreu alterações que transformaram o modo com os fiéis participavam das celebrações. Por ocasião do Concílio Vaticano II, houve mudanças que tinham por fim proporcionar uma participação mais ativa da assembleia no ato litúrgico. O distanciamento entre cântico e rito litúrgico demanda uma investigação, pois é necessário que saibamos o motivo desse fato acontecer ainda nos dias de hoje. Há evidências de que muitos cânticos entoados em celebrações estão discordantes com o tempo litúrgico, e a falta de entendimento correto sobre os ensinamentos da Igreja pode ser o motivo disso, uma vez que há vários documentos eclesiais sobre o tema. O presente trabalho pretende demonstrar, através da análise de documentos da Igreja e das ideias de autores renomados, especialistas em liturgia, a importância de a música possuir um objetivo litúrgico. Esse artigo constitui-se de pesquisa bibliográfica, que por meio da análise de documentos da Igreja principalmente, procura destacar a importância da liturgia ligada à música. Desde a edição do Motu Proprio Tra le Sollecitudini, a Igreja vem regulando o modo de se executar o cântico para se atingir uma verdadeira ação litúrgica na celebração eucarística. Não se pode olvidar, contudo, que a participação da assembleia na missa latina era restrita, não havendo possiblidade de inovação no canto. Com a Constituição Sacrosanctum Concilium, expandiu-se a participação leiga, além da introdução do vernáculo nas celebrações. Os documentos subsequentes da Igreja ratificaram a expansão da participação laica e a língua local possibilitou a inclusão de novos cânticos nas celebrações, inclusive os populares, antes proibidos. Na missa latina, a liturgia era mais restrita ao clero; com a reforma conciliar, o leigo ganhou mais espaço. Atualmente, o desafio da Igreja é preservar o sentido litúrgico do canto, respeitando as culturas populares, porém, aprofundando, ainda mais, a formação litúrgico-musical laica.


Palavras-chave


Canto; Liturgia; Documentos; Igreja; Leigo

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