LITURGIA EM MEDELLÍN: APÓS 50 ANOS AINDA HÁ ATUALIDADE? ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO LITÚRGICA A PARTIR DAS CONCLUSÕES DE MEDELLÍN

Autores

  • José Ribamar Ribeiro Rodrigues Mestrando em Teologia Sistemática, com concentração em Liturgia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Graduado em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IES/MA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2017v11i20p131-143

Palavras-chave:

Medellín, Concílio, Liturgia, Atualidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a concepção de liturgia de Medellín herdada da Sacrosanctum Concilium e atualizadas na Igreja da América Latina. Este percurso será feito partindo-se do contexto fundante de Medellín, passando pelos textos em que serão percebidos os elementos que dão a originalidade de aplicação da liturgia renovada através da 2ª Conferência. A atualidade de Medellín será apresentada pela herança do método ver-julgar-agir que marca a análise pastoral da Igreja latino-americana, pela pastoralidade dos seus documentos e pela força da sua mensagem que ainda provoca questionamentos quando a pastoral não consegue responder às exigências da época vigente.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

ARTIGOS