Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Apresentação

A Revista de Estudos da Religião (REVER) é uma publicação quadrimestral. Seus objetivos são informar o leitor sobre a pesquisa corrente (em especial no Brasil) e propiciar uma discussão metateórica em torno da Ciência da Religião. Ao mesmo tempo, a REVER pretende servir de elo com a discussão acadêmica internacional, abrindo espaço para artigos de autores de outros países. Cada número da REVER traz uma Seção temática que reúne artigos sobre um assunto específico. Outros artigos incluídos na parte principal da revista estão na seção Intercâmbio. A seção Subsídios oferece texto uteis para o ensino universitário na área de Ciência da Religão. Em Fórum, o leitor vai encontrar textos pontuais sobre temas diversos relacionados ao estudo das religiões. Outros textos e informações de interesse estão na seção Resenhas. Os números lançados entre 2001 e 2010 foram arquivados e continuam a ser acessíveis através do link www.pucsp.br/rever. Nessa página clique em "arquivo".

 

Políticas de Seção

Seção Temática

Artigos enviados pela comunidade seguindo as normas da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Intercâmbio

Editores
  • Frank Usarski
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Subsídios

Esta seção divulga questões epistemológicas e metodológicas de fundo em Ciência da Religião

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Introdução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Prólogos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Diálogos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Epílogos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fotos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Normas de publicação

1. Serão recebidos textos inéditos em português, inglês ou espanhol de autores com título de doutor para as seguintes seções: temática, intercâmbio, fórum, resenhas.

2. Os textos devem ser submetidos na página eletrônica da revista após o cadastro como autor (http://revistas.pucsp.br/index.php/rever/user/register), seguindo-se os passos de submissão. Em caso de dúvida ou dificuldade, enviar o trabalho pelo e-mail rever@pucsp.br

3. Os textos devem ser digitados em Word, papel A4, orientação retrato, alinhamento justificado, fonte Times New Roman 12 com espaçamento entrelinhas de 1,5, margens superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm.  O título deve ser em maiúsculo e negrito; nome do autor abaixo do título e com nota de rodapé contendo a apresentação do autor (titulação, principal atividade, endereço eletrônico). 

4. Recomenda-se que os artigos tenham de 15 a 30 páginas, relatórios e comentários para a secção “fórum” entre 3 a 10 páginas e as resenhas no máximo 5 páginas. Textos que ultrapassarem estes limites poderão ou não ser autorizados a partir da avaliação da Comissão Editorial.

5. No caso das Resenhas, a Rever prioriza aqueles livros classicaveis nos níveis L3 e L4 da CAPES, e que sejam relevantes para o campo da Ciência da Religião. As resenhas podem ser propostas por potenciais autores ou, no caso de recebimento de livros de alguma editora, propostas a pesquisadores interessados. A revista elaborará um cadastro de resenhadores para convites futuros. Interessados podem escrever para o editor de Resenhas, e-mail erodcruz@pucsp.br, incluindo link para o Currículo Lattes.

6. Os artigos devem respeitar a seguinte sequência: Título // Título traduzido para o inglês (em itálico) // Resumo // Palavras-chave // Abstract em um inglês correto // keywords // Introdução // texto com subtítulos // conclusão // referências (bibliográfica e outras).

7. Para título em inglês, abstract e keywords: não utilizar tradução automática da Web

8. Referências: Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. 
A referência a autores deve ser feita ao longo do texto em caixa baixa, no seguinte modelo: (Sobrenome, ano, página); Ex.: (Berger, 1992, p.65). No caso de títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, adicione-se letras em ordem alfabética após a indicação do ano; ex: (Desroche, 1985a), (Desroche, 1985b), etc.

9. As referências bibliográficas ao final do texto devem constar com espaço entrelinhas simples e seguir estritamente os modelos abaixo.  Livro: ex: BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.  

Organização de livro: ex: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (Org.). As religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006.   Capítulo de livro: ex.: MONTERO, Paula. Religiões e dilemas da sociedade brasileira. In: MICELI, Sergio (Org.). O que ler na ciência social brasileira. Vol. 1 (antropologia). São Paulo: Ed. Sumaré; Brasília: ANPOCS/CAPES, 1999, pp.327-367.  Artigo: ex.: SANCHIS, P. Inculturação? Da cultura à identidade, um itinerário político no campo religioso: o caso dos agentes de pastoral negros. Religião e sociedade, v. 20, n. 2, Rio de Janeiro, 1999, pp.55-72.  Tese ou dissertação: ex: RADÜNZ, Roberto. A terra da liberdade: o protestantismo luterano em Santa Cruz do Sul no século XIX. Tese (Doutorado em História), PUCRS, Porto Alegre, 2003.  Artigo na internet: ex: SMART, Ninian. The formation rather than the origin of a tradition. In: Diskus, 1(1), 1993, p.1. Disponível em: http://www.........Acesso em: 27/04/05.  Texto de jornal: ex: TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set., 2001, Mais!, p.13.

10. A Comissão Editorial reserva o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da REVER. Após autorização da pré-avaliação o texto então segue para avaliação de um parecerista externo.