Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVER - Revista de Estudos da Religião?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de publicação 

1.    Recebemos textos inéditos em português, inglês ou espanhol para as seguintes seções: dossiês temáticos (especificar qual dossiê), intercâmbio (tema livre), subsídios (comunicações breves), fórum, e resenhas.

2.    Artigos de viés teológico devem ser submetidos a uma revista especializada em teologia

3.    Os textos devem ser impreterivelmente submetidos na página eletrônica da revista após o cadastro como autor (http://revistas.pucsp.br/index.php/rever/user/register), seguindo os passos de submissão. Não aceitamos submissões via e-mail.

4.    No cadastro via página eletrônica da revista, o nome e sobrenome de todos os autores do artigo devem ser cadastrados. Em caso de mais de um autor, utilize o botão “incluir autor”.

5.    Todos os autores devem ter cadastro ORCID (disponível gratuitamente em http://orcid.org).

6.    No campo “Resumo da Biografia”, inserir a titulação mais alta do autor (lembrando que pós-doutorado não é titulação) e o vínculo institucional atual do autor, com a função que ele desempenha. P. ex. Doutor em Ciência da Religião (PUC-SP). Professor do PPG em Ciência da Religião da UFJF.

7.    Os textos devem estar em formato DOCX ou DOC.

8.    O layout da página deve ser Papel A4, orientação retrato, alinhamento justificado, fonte Times New Roman 12 com espaçamento entrelinhas de 1,5. As margens superior e inferior devem ter 2,5 cm. As margens direita e esquerda devem ter 3,0 cm.

9.    Citações diretas longas devem estar em Times New Roman 10 com espaçamento entrelinhas simples e recuo de 4 cm da margem esquerda.

10.    Os artigos devem respeitar a seguinte sequência: Título // Título traduzido // Resumo // Palavras-chave // Resumo traduzido // Palavras-chave traduzidas // Introdução // Texto com subtítulos // Conclusão // Referências.

11.    O título do artigo deve estar em caixa alta e negrito. Se o artigo for escrito em português, o título deve ser traduzido para o inglês, em caixa alta e itálico. Se o artigo for escrito em espanhol ou inglês, o título deve ser traduzido para o português, em caixa alta e itálico.

12.    O resumo não deve ultrapassar 10 linhas. O resumo deve conter o objetivo do artigo, a metodologia ou recorte utilizado, os dados colhidos e um breve resumo das análises efetuadas. As palavras-chave devem ser separadas por ponto. Utilize entre 3 a 6 palavras-chave. Se o artigo for escrito em português, o resumo deve ser traduzido para o inglês. Se o artigo for escrito em inglês ou espanhol, o resumo deve ser traduzido para o português.

13.    Ao produzir a versão em inglês do resumo, título e palavras-chave, atente-se que a tradução correta para “ciência da religião” é “study of religion”, e para “ciências da religião” é “religious studies”. Ainda que “science of religion” tenha sido utilizado no início da história da disciplina, os nativos da língua inglesa terão dificuldade em entender este termo hoje.

14.    Não utilize tradutores automáticos da Internet para traduzir o título, o resumo e as palavras-chave do manuscrito.

15.    O nome do(s) autor(es) não deve(m) constar no documento enviado para avaliação. Além disso, informações de identificação dos autores também devem ser retiradas das propriedades do DOCX. Caso o manuscrito possua formas de identificar a autoria no corpo do texto, isso pode justificar recusa do trabalho pela comissão avaliadora.

16.    Artigos para as seções temáticas e intercâmbio devem ter entre 15 e 20 páginas, incluindo já as figuras, tabelas e lista de referências. Relatórios e comentários para a seção fórum devem ter entre 3 e 10 páginas. As resenhas devem ter no máximo 5 páginas. Textos que ultrapassarem esses limites poderão não ser autorizados pela comissão editorial.

17.    As resenhas devem ter como título o nome completo do(s) autor(es) do livro, o título completo da obra, o número da edição da obra, a cidade da editora, o nome da editora e o ano de lançamento da obra. Além disso, é necessário conter o ISBN e o número de páginas do livro.

18.    No caso das resenhas, a REVER prioriza livros recém-publicados (últimos dois anos) e classificáveis nos níveis L3 e L4 da Área de Avaliação 44 da CAPES, ou que sejam relevantes para a Ciência da Religião no geral. Nesse sentido, pede-se que para além de um simples resumo da obra, que os resenhadores apresentem-nas no escopo mais geral dos estudos da religião, e preferencialmente no foco mais específico da Ciência da Religião.

19.    Deve-se evitar ao máximo as notas de rodapé. Se notas de rodapé forem utilizadas, elas não devem possuir mais do que três linhas. As notas de rodapé não devem ser utilizadas para referencias. Não utilize as notas de rodapé para listar fontes da Internet. Essa informação deverá constar na lista de referências ao final do artigo, como qualquer outra fonte bibliográfica. Artigos com excesso de notas de rodapé ou que não seguem às normas poderão ser recusados pela comissão editorial ou ter as notas cortadas no processo de diagramação.

20.    Caso o artigo não contenha obras dos últimos 5 anos, explicar como o estado da questão foi elaborado, justificando por que não foram utilizadas obras dos últimos 5 anos no projeto.

21.    Somente as citações que figuram no texto devem ser listadas nas referências. A referência a autores deve ser feita ao longo do texto em caixa baixa, no seguinte modelo: (Sobrenome, ano, página); Ex.: (Berger, 1992, p. 65). Não utilizar o modelo de caixa alta. No caso de títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, adicione letras minúsculas em ordem alfabética após a indicação do ano; ex: (Desroche, 2015a), (Desroche, 2015b) etc. No caso de títulos de mesmo sobrenome publicados no mesmo ano, mas de autores diferentes, adicione a primeira letra do pré-nome; ex. (M. Costa, 2016), (L. Costa, 2016).

22.    Não utilize as expressões latinas a seguir: opus citatum / opere citato / op. cit. / ibidem / ibid. / idem / id. / loco citato / loc. cit. Refaça as citações novamente nos casos em que tais expressões deveriam ser utilizadas.

23.    Articles should not have headings or epigraphs. If the manuscript is accepted by the reviewers and it contains epigraphs, they will be excluded.

24.    Em caso de autoria repetida em mais de uma obra, não utilize o padrão de seis subtraços (________) para substituir o nome do autor. Repita o nome do autor em todas as obras na lista de referências.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, e também foram enviadas como documento extra na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. As instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cegaforam seguidas.
  7. As notas de rodapé são estritamente necessárias.
  8. Todas as obras da lista de referência foram citadas no corpo texto.
  9. Todos os autores possuem número ORCID cadastrado em seus usuários do portal da REVER. (verificar aqui).
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.