“É fácil ser plural”? Uma análise dos últimos encontros da Nova Consciência de Campina Grande-PB

Autores

  • Dilaine Soares Sampaio Universidade Federal da Paraíba
  • Genaro Camboim L. A. Lula Departamento de Ciência da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave:

Encontro da Nova Consciência, Nova Era, pluralidade, antipluralidade, dimensão política

Resumo

O Encontro da Nova Consciência (ENC) ocorre há 25 anos em Campina Grande, a segunda maior cidade do Estado da Paraíba, e já foi objeto de alguns trabalhos acadêmicos. Desde 2004, passou a ser abrigado pela Organização Nova Consciência, uma instituição sem fins lucrativos. Atualmente, enfrenta dificuldades em virtude das disputas religiosas em sua cidade sede que podem ser notadas, de modo privilegiado, no período do carnaval. Diante do exposto, tomamos como ponto de partida a questão presente no título: É fácil ser plural? Ou melhor, é fácil ser plural mesmo na (pós) modernidade? De que maneira os novos modos de lidar com a espiritualidade afetam as tradições religiosas hegemônicas? Será que os movimentos e iniciativas que dialogam com o universo Nova Era têm o mesmo espaço do mesmo modo que tiveram nos anos 80, 90? Partindo de uma perspectiva antropológica, no âmbito das Ciências das Religiões, buscaremos discutir essas questões, a partir de nossa etnografia nos Encontros da Nova Consciência.

Biografia do Autor

Dilaine Soares Sampaio, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Adjunta do Departamento de Ciências das Religiões e do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba.

Genaro Camboim L. A. Lula, Departamento de Ciência da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Doutorando em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor adjunto I do Departamento de Ciência da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Nor

Downloads

Publicado

2016-12-25