QUANDO FALAR PODE SIGNIFICAR ESCREVER: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE ENSINO NA INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM UMA DISCIPLINA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Silvana Silva UFRGS

Palavras-chave:

ensino de escrita, interação em EaD, concepções pragmática e enunciativa

Resumo

O ensino da escrita apresenta um aspecto paradoxal frequentemente negligenciado: ensinamos a escrever falando, interagindo (Silva, 2013).  Este artigo tem por objetivo investigar práticas de interação e concepções a elas subjacentes em uma disciplina de Produção de Textos na modalidade de Educação a Distância, ministrada por meio da Plataforma Moodle, na UFRGS. Para isso, utilizamos como referencial teórico os estudos sobre interação realizados por E. Goffman e E. Benveniste, buscando verificar a concepção de alteridade em cada perspectiva bem como os valores sociais implicados na construção das concepções de interação. Estabelecemos como foco de análise a relação entre duas tarefas pedagógicas com diferentes enquadramentos enunciativos em torno de uma única atividade de escrita, a saber, um Fórum e um Diário para a elaboração de um resumo acadêmico. Foram coletadas as interações do professor e um aluno. Constatamos que a interação com os valores sociais de tato e de respeito ao outro, conforme Goffman, e a reciprocidade ou valorização do ponto de vista do texto do outro, conforme Benveniste,são características fundamentais para o bom andamento em uma disciplina de escrita acadêmica. Destacamos a necessidade de pesquisa em situações de interação mais complexas, considerando a noção de nível enunciativo (Silva, 2012).

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Biografia do Autor

Silvana Silva, UFRGS

Professora Adjunta do Instituto de Letras - Ufrgs. Doutora em Estudos da Linguagem.

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos