SAUDADE E HISTÓRIA EM CAMÕES E ESPANCA

Autores

  • Márcia da S. Pituba Freitas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sandra Caldas Lourenço Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Linguística

Resumo

O presente estudo examina, sob a luz da Linguística Textual, a representação da saudade, palavra-sentimento que traduz o espírito do povo lusitano. Recortada em dois momentos distintos, evidencia-se o deslocamento da saudade no tempo, no qual é possível se verificar as características próprias que a palavra representa em meio aos peculiares contextos sociais, políticos e históricos, aos quais pertence. Para tanto, o trabalho se respalda na intertextualidade representada no uso da palavra-sentimento, expressa na estrofe 124 do Canto III de “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões e nos poemas “Vozes do mar”, de Florbela Espanca, e “Mar Português”, de Fernando Pessoa. Fundamenta-se, principalmente, nas teorias de Lourenço (1999), Chartier (1988), entre outros. Como resultado, verificamos que a representação da palavra saudade, além de se constituir em perda e ausência, vai sendo acrescida, por conta do deslocamento no tempo, de memória, o resgate do passado-presente em relação ao presente-passado.

Palavras-chave: saudade, representação, intertextualidade, memória. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia da S. Pituba Freitas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Especialista em Linguagens da Infância pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Licenciatura em Letras (Português-Inglês-Espanhol) pelo UniÍtalo. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador.

Sandra Caldas Lourenço, Universidade de São Paulo

Especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais pelo Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação  - Universidade de São Paulo. Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade da Cidade, RJ. Atua como professora de Língua Espanhola.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Edição

Seção

Dossiê: História das Ideias Linguísticas