O INGLÊS COMO LÍNGUA GLOBAL E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Maria Aparecida CALTABIANO Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
  • Orlando VIAN JR Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/CNPq

Palavras-chave:

inglês como língua global, formação continuada de professores, ensino de inglês como língua estrangeira.

Resumo

Este texto tem por objetivo debater a questão do inglês como língua global e seu papel na formação de professores, tanto da perspectiva dos materiais didáticos, quanto as atuais realidades dos World Englishes. Para discutir esse papel da língua inglesa, abordamos como professores em dois contextos distintos concebem o ensino desse idioma em tempos hipermodernos. Os dados analisados foram gerados em dois cursos de especialização em língua inglesa, sendo um no nordeste e outro no sudeste brasileiro. Os resultados apontam para aspectos sobre suas experiências com esses temas, fazendo emergir elementos a serem considerados em cursos de formação.

Biografia do Autor

Maria Aparecida CALTABIANO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999) mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), possui graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1972). Professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem atuado na área de Linguística/Linguística Aplicada, principalmente com: formação de professores, uso de tecnologias na educação, ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira, elaboração e avaliação de material didático, educação bilíngue e linguística educacional.

Orlando VIAN JR, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/CNPq

Professor associado atuando no Departamento de Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

CALTABIANO, M. A., & VIAN JR, O. (2018). O INGLÊS COMO LÍNGUA GLOBAL E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Intercâmbio, 37. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36657

Edição

Seção

Artigos