ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE COMPREENSÃO LEITORA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E O ÊXITO ESCOLAR

Autores

  • Margarete Gonçalves Macedo de CARVALHO Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

compreensão leitora, metacognição, ensino-aprendizagem, permanência e êxito.

Resumo

Este artigo apresenta uma das ações do Projeto Permanência e Êxito, desenvolvido no IFSC – Campus São Miguel do Oeste, a Oficina de Estratégias de Leitura, “Leio, logo entendo”, cujo objetivo é ensinar aos alunos estratégias metacognitivas que os auxiliem na compreensão leitora. De base psicolinguística, ela tem como metodologia o ensino direto de uso de estratégias metacognitivas na leitura de textos expositivos. As avaliações da ação, desenvolvida em 2017, indicaram benefícios imediatos na compreensão leitora dos participantes, e, em médio e longo prazo, espera-se sua ampliação, favorecendo o desempenho nas várias disciplinas e, consequentemente, sua permanência e êxito escolar.

Biografia do Autor

Margarete Gonçalves Macedo de CARVALHO, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul, especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pelas Faculdades Integradas de Lages e em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado de SC e licenciada em Teologia pelo SEMIB. Tem experiência na área da Educação desde 1989. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus São Miguel do Oeste, na Coordenadoria Pedagógica.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

CARVALHO, M. G. M. de. (2019). ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE COMPREENSÃO LEITORA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E O ÊXITO ESCOLAR. Intercâmbio, 41. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42483

Edição

Seção

Artigos