RELAÇÃO DE PROCESSOS FONOLÓGICOS COM OS PROBLEMAS GRAFO-ORTOGRÁFICOS NA ESCRITA ESCOLAR: UM DIALOGO ENTRE CONTEXTO E O USO DA LÍNGUA

Autores

Palavras-chave:

Processos fonológicos, escolhas grafo-fonológicas, escrita escolar, contexto

Resumo

Considerando que os processos fonológicos ainda constituem uma área de pouco discutida na formação do professor de língua portuguesa e que a influência desses fenômenos, na escrita, tem sido relegada ao estigma de erros de grafia, este estudo discute a relação entre os processos fonológicos com os fenômenos grafo-fonológicos. A discussão discorre, a partir do contexto social e de sua relação com os processos fonológicos, sobre as escolhas grafo-fonológicas recorrentes na escrita escolar. Os resultados revelam que a variação linguística dialetal materializada pelos processos fonológicos é a principal influência nas escolhas gráficas em desacordo com a norma.

Biografia do Autor

Maria do Rosário da Silva Albuquerque BARBOSA, Universidade de Pernambuco – UPE

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras ( PPGL-UPE Mata Norte) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras da UPE Mata Norte. Coordenadora o curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa da UPE Mata Norte. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa, cadastrado pelo CNPq, CELLUPE - Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE, pesquisadora dos Grupos de Pesquisa SAL - Sistêmica, Ambientes, Linguagens (PUCSP) e MULTIPLUS - Sentidos e multimodalidades em gêneros midiáticos: por uma análise do discurso multimodal-sistêmico-funcional (UNIFESP). Experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística sistêmico-funcional, ensino de Língua Portuguesa, texto e gramática, texto visual e texto verbal, letramento digital, linguagem e educação e linguagem e trabalho em diferentes contextos sociais.

Maria Fabiana Bonfim LIMA SILVA, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOUTORA em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL PUCSP em 2012 (Bolsa CNPq). Atualmente PROFESSORA ADJUNTO Nível I do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e em suas interfaces com a Lingüística, com ênfase em Fonética Acústica e Perceptiva, na integração de funções de respiração, deglutição e voz, atuando principalmente nos seguintes temas: voz; qualidade vocal ; voz profissional; distúrbios da voz; voz do professor; avalição perceptivo auditiva, análise acústica da voz e da fala; percepção da fala; medida da produção da fala; respiração, fonação. Com experiência em docência nas áreas de Voz profissional, Análise Acústica, Fonética e Fonologia, Análise perceptivo-auditiva da voz, Patologias da voz.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

BARBOSA, M. do R. da S. A., LIMA SILVA, M. F. B., & SILVA, V. M. da. (2019). RELAÇÃO DE PROCESSOS FONOLÓGICOS COM OS PROBLEMAS GRAFO-ORTOGRÁFICOS NA ESCRITA ESCOLAR: UM DIALOGO ENTRE CONTEXTO E O USO DA LÍNGUA. Intercâmbio, 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42813

Edição

Seção

Artigos