BOTAR O FILHO PELA BOCA! OS VERBOS BOTAR E COLOCAR NO FALAR DE FORTALEZA-CE SOB O VIÉS VARIACIONISTA

Autores

Palavras-chave:

Sociolinguística Variacionista, NORPOFOR, botar, colocar

Resumo

Alicerçados nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, analisamos o efeito de variáveis linguísticas e extralinguísticas sobre a variação de botar no sentido de expelir, vomitar, lançar fora, expulsar e parir no falar popular de Fortaleza–CE, a partir de dados extraídos do NORPOFOR, utilizando 72 informantes do tipo de registro DID, estratificados em sexo, faixa etária e escolaridade. O programa GoldVarb X contabilizou 846 ocorrências, sendo que, deste universo, 85,7% corresponde ao verbo botar e 14,30% ao verbo colocar, bem como também selecionou as variáveis tópico discursivo (recordações) e faixa etária (faixa II), como aliadas deste verbo.

Biografia do Autor

Cassio Murilio Alves de LAVOR, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e graduação em LETRAS LICENCIATURA pela mesma universidade (2014). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística.

Aluiza Alves de ARAÚJO, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta K da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada, Sociolinguística e Dialetologia. Coordena o Projeto Variação lexical e morfossintática no falar de Fortaleza-CE, o Laboratório de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará – LAPESCE, e o Grupo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Fortaleza-CE (SOCIOFOR), vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq.

Rakel Beserra VIANA, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - UECE/FAFIDAM (2007). Especialista em Gestão Educacional (2009) e em Ensino de Língua Inglesa (2012). Tem experiência no Ensino Básico com desenvolvimento de Projetos de Leitura e Escrita e no Ensino Superior em Educação à Distância.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

LAVOR, C. M. A. de, ARAÚJO, A. A. de, & VIANA, R. B. (2020). BOTAR O FILHO PELA BOCA! OS VERBOS BOTAR E COLOCAR NO FALAR DE FORTALEZA-CE SOB O VIÉS VARIACIONISTA. Intercâmbio, 44. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/49111

Edição

Seção

Artigos