Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista INTERDISCIPLINARIDADE, criada em 2010, circulou apenas com uma edição anual até o ano de 2013.  A partir de 2014,  passou a publicar duas edições anuais: uma em abril e outra em outubro e abriu a possibilidade de criação de números especiais. Tem por objetivo publicar textos e artigos nacionais e internacionais sobre a Interdisciplinaridade, bem como do campo da Educação, da Arte e da Cultura, dentre outros que contribuam para a ampliação do conhecimento sobre a Interdisciplinaridade.

Foi idealizada pela Profa. Dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda, professora titular do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – (PUC-SP), Linha de Pesquisa: Interdisciplinaridade.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI, no mesmo programa.

 

Políticas de Seção

Artigos de revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisas do GEPI

Apresentar os projetos e relatórios de pesquisa dos pesquisadores e estudantes do GEÌ/CAPES/CNPq/PUCSP

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dados biográficos dos editores e conselheiros

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

DIRETRIZES E NORMAS

DIRETRIZES E NORMAS DE SUBMISSÃO E REVISÃO TÉCNICA PARA AUTORES E PARCERISTAS

 

 

AUTORIA

O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere, sobretudo, à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica

 

CATEGORIAS DOSTRABALHOS

Serão publicados: artigos originais, revisões, artigos de atualizações, resultados de pesquisas, resenhas, entrevistas, cartas a equipe editorial, notícias.

Artigos originais: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita, que possam ser replicados e/ou generalizados. Devem ter a objetividade como princípio básico. O autor deve deixar claro quais as questões que pretende responder. O texto deve conter de 4.000 a 8.000 palavras, excluindo tabelas, quadros, figuras e referências.

 A estrutura dos artigos é a convencional: introdução, métodos, resultados e discussão, e considerações. A introdução apresenta: o problema investigado, os objetivos; sintetiza a importância do estudo e destaca as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo. Os métodos empregados, a população estudada, a fonte de dados e critérios de seleção, dentre outros, devem ser descritos de forma compreensiva e completa, mas sem prolixidade.

A seção de resultados e discussão descreve e analisa os achados da pesquisa.  Apresenta com clareza e objetividade as deduções dos autores, organizadas à luz da literatura. As considerações sintetizam os principais pontos discutidos que são relacionados às hipóteses e aos objetivos propostos para a pesquisa e indica caminhos para novos estudos. 

Revisões: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto devendo conter conclusões. São descritos os procedimentos adotados, esclarecendo a delimitação e limites do tema. Sua extensão é de no máximo 5.000 palavras.

Atualizações: são trabalhos descritivos e interpretativos baseados na literatura recente sobre a situação global em que se encontra determinado assunto investigativo. Sua extensão deve ser de no máximo 3.000 palavras.

Resenha: é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor. Uma síntese e uma crítica sobre o trabalho científico, filme, livro que está sendo abordado. A extensão da resenha será de no máximo 1.000 palavras.

Pesquisas do GEPI:  Envolvem Projetos e Relatórios de pesquisas em andamento dos pesquisadores e estudantes registrados no CNPq/CAPES/PUCSP.

Projetos de Pesquisa: devem ser apresentados pelo pesquisador e estudante aprovado pela líder do grupo e devem conter de forma resumida: problema, objetivos, justificativa, metodologia, fundamentação teórica, cronograma e referências. No máximo 1100 palavras.

Relatórios de pesquisa: Devem ser apresentados anualmente pelos pesquisadores e estudantes do grupo CNPq/CAPES/PUCSP e devem conter de forma resumida os resultados da pesquisa em andamento e os novos objetivos estabelecidos para o período de um ano a que são estabelecidos a partir desses resultados obtidos. No máximo 800 palavras.

Cartas a equipe editorial: inclui cartas que visam a discutir artigos recentes publicados na Revista ou a relatar pesquisas originais ou achados científicos significativos. Não podem exceder a 600 palavras.

 

Observações:

1)    Os trabalhos que ultrapassem as extensões acima estipuladas serão objeto de análise por parte do Conselho Editorial.

2)    As pesquisas que envolvam seres humanos devem mencionar a devida aprovação prévia pelo Comitê de ética da instituição de origem.

3)    Caberá aos autores a total responsabilidade sobre o conteúdo dos artigos publicados.

4)    Os artigos e os demais trabalhos devem conter: nomes completos dos autores com suas titulações acadêmicas, instituição, departamento e disciplina a que pertencem; endereço para correspondência e telefones, palavras-chaves em português e em inglês (NBR 12256 - 1992), resumo (no máximo 250 palavras) em português e em inglês (NBR 6028 - 2002), e referências (NBR 6023-2002).

5)    As tabelas, gráficos, figuras, desenhos feitos por profissionais e fotografias que permitam boa reprodução, devem ser citados no texto em ordem cronológica e enviados com título, legenda e respectiva numeração. As ilustrações escanerizadas deverão ser enviadas na forma original e no formato .tif ou .jpg e ter no mínimo 270 dpi. As fotografias não devem permitir a identificação dos sujeitos, preservando assim o anonimato. Caso seja impossível, deve-se incluir uma permissão do sujeito, por escrito, para a publicação de suas fotografias. Deve-se também incluir a permissão por escrito para reproduzir figuras já publicadas, constando um agradecimento para a fonte original (NBR 12256 - 1992).

6)    Os artigos serão avaliados estritamente pelas normas atualizadas da ABNT que dizem respeito à escrita de trabalhos científicos.

 

PREPARO DOS ARTIGOS E DEMAIS TRABALHOS

Os artigos e os demais trabalhos devem ser digitados em letra arial, corpo 12, no Word, plataforma PC, incluindo página de identificação, resumos, referências, tabelas e numeração das páginas. O parágrafo usado é sem recuo, o espaçamento entre linhas deve ser simples e entre parágrafos 12pt. Sugerimos que sejam submetidos à revisão do Português por profissional competente antes de ser encaminhado à publicação.

Os artigos e os demais trabalhos devem ser encaminhados ao Portal de Revistas Digitais da PUCSP: http://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade

 

PROCESSO DE ESCOLHA DOS ARTIGOS

a)    Os editores encaminharão os artigos ou trabalhos para os pareceristas que procederão à análise do material recebido, obedecendo às normas da ABNT, bem como as recomendações do Conselho Editorial para a padronização adotada nesta Revista. Os pareceristas terão o prazo máximo de até 15 dias para responderem de forma clara e objetiva sobre o seu parecer, que deverá ser encaminhado os conselheiros, pelo Portal de Revistas Digitais da PUCSP: http://www.revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade

 

b)    Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos pelos pareceristas e conselheiros deverão responder à Carta Compromisso com a Revista, encaminhada pela equipe editorial, proceder à revisão recomendada e devolver o(s) trabalho(s) pelo mesmo endereço do Portal de Revistas Digitais da PUCSP, no prazo de até 15 dias.

 

c)    Aprovados os artigos ou trabalhos pelos Conselheiros eles serão encaminhados ao Editor Executivo que procederá em 15 dias a revisão minuciosa das normas da ABNT e a observação da padronização adotada pela Revista. Ao complementar sua atuação encaminhará os artigos ao Editor Científico para que emita o seu parecer final. Somente com o aceite do Editor Científico o artigo será encaminhado para edição.  O autor será comunicado pelo portal de Revistas Digitais da PUCSP que seu artigo foi aceito.

 

d)    Os autores deverão esperar até 60 dias para terem a resposta definitiva do aceite de seus artigos e neste período não podem encaminhá-los para outra Revista. 

 

e)    ANTES da conclusão da etapa descrita na letra b os autores podem requerer seus artigos de volta, e o processo de avaliação será interrompido, sendo os proponentes liberados do compromisso de publicação nesta Revista, conforme diretrizes e prazos estipulados.  

 

 

f)     Os autores serão comunicados pelo portal de Revistas Digitais da PUCSP e/ou por e-mail pelo Editor Executivo se o artigo foi aceito ou não para edição imediata, conforme a periodicidade da revista. Não sendo possível a edição imediata, os autores serão informados se o artigo e/ou outros trabalhos foram selecionados para seguir o processo de submissão e avaliação para a próxima edição. Ou ainda, se os critérios estabelecidos pela equipe editorial não foram atendidos, os autores receberão uma devolutiva com um parecer sobre o(s) trabalho(s).

 

 

g)    Havendo um número maior de trabalhos para compor a edição imediata da revista (no máximo 150 páginas), serão selecionados pelo conselho e editores os artigos e trabalhos, a partir dos seguintes critérios:

- o cumprimento dos prazos no fluxo do artigo ou dos outros tipos de textos, que vai da entrada no portal até a conclusão do processo de avaliação, aprovação e editoração do trabalho;

- o cumprimento das recomendações definidas nas Diretrizes e Normas de Submissão de trabalhos desta Revista; 

- disponibilidade de espaço na revista, conforme a seção e categoria do trabalho;

- a variedade e/ou proximidade temática, conforme o foco da edição;  

OBS: outros critérios poderão ser adotados pela equipe editorial, conforme demandas da revista e comunicados aos interessados em submeter seus trabalhos para publicação.

 

Editores e Conselheiros

Out./2017

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Atualização

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE ESCOLHA DOS ARTIGOS

Os editores de seção encaminharão os artigos para os pareceristas que procederão a análise e avaliação dos artigos obedecendo as normas da ABNT  pelo Portal de Revistas Digitais da PUCSP: http://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade

Artigos recusados, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho e devem ser reapresentados no site do portal.

Artigos aceitos sob condição serão retornados aos autores pelo site do portal para alterações necessárias e normatização solicitadas.

 

Periodicidade

Semestral com publicação em outubro e abril de cada ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...