HIDRATE-SE: um olhar sobre o exercício físico e as bebidas isotônicas.

Autores

  • Daniela Coelho Lastória Godoi Colégio Bandeirantes
  • Fábio Massaru Gondo Colégio Bandeirantes
  • Lilian Siqueira Colégio Bandeirantes

Palavras-chave:

Hidratação, Sais minerais, Química, Atividade física, Isotônico, Tecnologia.

Resumo

Este trabalho integra duas diferentes disciplinas curriculares do Ensino Médio do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes de São Paulo: Educação Física e Laboratório de Química - apresentando uma prática educativa focada na articulação entre os temas Hidratação e Sais Minerais. O objetivo geral é enfatizar a importância da interdisciplinaridade como meio eficaz para o desenvolvimento de múltiplas competências e habilidades. Nas aulas de Educação Física, os alunos, através de um circuito de condicionamento físico com duração aproximada de vinte minutos, aprendem a relacionar intensidade e duração de um esforço físico a perdas hídricas, bem como saber planejar uma estratégia de hidratação. No Laboratório de Química os alunos aprendem o significado das denominações isotônica, hipertônica e hipotônica e verificam experimentalmente a presença de íons em diversas soluções aquosas. De acordo com a literatura pesquisada, em uma atividade de curta duração e baixa intensidade, como a realizada nessa prática pedagógica, onde há o aumento da temperatura corporal e poucas perdas hídricas, a água é um eficiente repositor dos conteúdos hídricos, já que, os praticantes cessam a atividade motora por motivos relacionados à termorregulação dificultada. Entretanto, a mídia pode exercer um poder de persuasão sobre os adolescentes ao apresentar bebidas isotônicas de diferentes marcas como possíveis repositores ideais de água e sais minerais, em comparação com o efeito produzido pela água. Durantes as realizações do Hidrate-se ao longo dos anos, percebeu–se que, nos primeiros anos de trabalho, os alunos indicavam o isotônico como sendo a bebida mais adequada para ser ingerida antes e após o esforço físico proposto. Notava-se, naquela época, que havia uma maçante quantidade de propagandas sobre aqueles líquidos. Com o passar dos anos, constatou-se, porém, que os alunos também passaram a indicar a água como o melhor repositor para o exercício realizado. Isso pareceu coincidir com uma diminuição da quantidade de propagandas voltadas ao uso do isotônico. Esse trabalho também incentiva uma discussão sobre estas constatações.

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Publicado

2015-10-10

Edição

Seção

Pesquisa